Saúde no home office

A pandemia provocada pela Covid-19 levou muitos profissionais a adotarem, ainda que de modo temporário, o home office. Trabalhando de casa, é importante que os colaboradores criem uma nova rotina para a realização de suas tarefas, observando alguns aspectos para manter sua segurança e saúde em dia.

  • Cumpra seus horários de trabalho – siga a rotina de entrada, saída e intervalos para refeições, pausas e micro pausas para alívio da sobrecarga muscular, hidratação, necessidades fisiológicas etc.;
  • Escolha um ambiente de baixa movimentação, evitando interrupções indesejadas;
  • Escolha um local com ventilação adequada (natural e artificial). A temperatura ideal para o conforto térmico em escritório é entre 20°C e 23°C;
  • Prefira um local com iluminação natural e também artificial e posicione a iluminação artificial acima da mesa de trabalho evitando os reflexos em seu monitor;
  • Garanta o isolamento acústico sem se preocupar com o barulho e sem perder a espontaneidade dos demais que utilizam as outras dependências;
  • Mesa de jantar não é a ideal. Opte por uma mesa ou bancada que caibam suas pernas embaixo e que lhe proporcione espaço suficiente para colocar o teclado, mouse e apoiar os braços;
  • Use o suporte ergonômico para que seu notebook fique alinhado com a altura da sua cabeça evitando a sobrecarga no pescoço;
  • Escolha uma cadeira confortável, com rodízios, ajuste de altura do assento, bom encosto para as costas e apoios para os braços com regulagem de altura;
  • Use o apoio de teclado e mouse para descansar os punhos e mantê-los em uma posição neutra;
  • Ao realizar reunião por telefone, dê preferência ao uso de fones de ouvido ou utilize a função viva-voz do seu telefone, mantendo as mãos livres e não interferindo na sua postura;
  • Não trabalhe deitado, pois, ao longo do tempo, isso pode causar danos ao seu corpo;
  • Não empilhe materiais e disponha sempre os itens mais usados, como canetas, agendas, pastas etc. de maneira que você tenha fácil acesso.

ATENÇÃO!

Uma boa postura exige força e flexibilidade. Músculos fracos e encurtados levam à má postura. Pratique atividade física e alongamentos para manter seu corpo em forma e melhorar sua saúde.

Fonte: Cartilha ‘Home Office’ elaborada pelo Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Arte: Beto Soares/Estúdio Boom

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