Manual apresenta medidas de prevenção ao Covid-19 para catadores e trabalhadores da coleta seletiva

Um grupo de trabalho organizado no âmbito do FMLC-BH (Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte), lançou o manual operacional ‘As atividades dos catadores e a coleta seletiva durante e após a pandemia de Covid-19’.

O documento traz estratégias de retomada das operações e ações de prevenção, que foram detalhadas com a ajuda de especialistas em colaboração com os catadores e com ONGs e grupos de trabalho que os apoiam, em especial os participantes do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária. Seu objetivo é planejar a retomada da coleta seletiva nos municípios onde, por precaução, ela foi interrompida ou, onde ela continua, implementar medidas preventivas e condições sanitárias adequadas para evitar o contágio dos catadores. Visto que, o fato de trabalharem na coleta e na triagem com materiais recicláveis manuseados por diversas pessoas torna os catadores ainda mais suscetíveis à contaminação do Covid-19.

Professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Francisco Lima também coordena um núcleo de pesquisa e extensão da UFMG que apoia as cooperativas de catadores há mais de 15 anos, e fez parte do grupo que coordenou a elaboração do manual. Segundo ele, na publicação são consideradas medidas de prevenção sanitárias, como EPIs, higiene pessoal e distanciamento espacial. Além de um conjunto de procedimentos que minimizam os riscos de infecção pelo contato com a manipulação dos materiais recicláveis. “O contágio pelos materiais é a maior preocupação dos gestores que decidiram interromper a coleta seletiva. Com esses procedimentos de desinfecção (calor, aspersão de solução de hipoclorito, quarentena), esse risco é controlado e possibilita a retomada segura da coleta seletiva”, destaca.

Artigos relacionados

Indústrias mudam dinâmica de trabalho e se readequam no cenário de pandemia

Fonte: Agência CNI de Notícias O ano de 2020 ficará marcado no cenário mundial. O convívio social e familiar...

Liminar obriga JBS-Seara Três Passos (RS) a regularizar meio ambiente do trabalho

Fonte: MPT/Rio Grande do Sul A Seara Alimentos Ltda., de propriedade da JBS, sediada em Três Passos (RS), está...

MPT comemora ratificação universal de convenção da OIT sobre trabalho infantil

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho O Ministério Público do Trabalho (MPT) comemorou a ratificação universal da Convenção nº 182 da...

Após mais de 2,7 mil trabalhadores da saúde em SE confirmados com Covid-19, MPT quer adicional de insalubridade de 40%

Fonte: G1 O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) informou nesta quarta-feira (5) que ajuizou ações civis públicas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui