quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Especialistas abordam métodos que auxiliam no desenvolvimento do PGR

Fonte: Fundacentro

Critérios e procedimentos para identificar perigos e avaliar riscos ocupacionais. Este foi o tema do terceiro episódio da Série de Webinars “Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – Nova NR 1”, promovido pela Fundacentro em 4 de setembro.  
 
Pesquisador da Fundacentro, Gilmar da Cunha Trivelato afirmou que os requisitos da nova Norma Regulamentadora 1 (NR 1) estão mais flexíveis, mas ela deve ser consistente e bem fundamentada tecnicamente. Partindo desse ponto, o pesquisador explicou alguns conceitos relacionados a riscos, as etapas dos processos para avaliá-los e os critérios para classificá-los, a fim de priorizar ações preventivas. 

Em seguida, Mário Parreiras expôs algumas estimativas e matrizes de riscos, baseando-se em diversos parâmetros. O auditor fiscal do Trabalho ainda salientou a importância de utilizar a experiência do trabalhador no processo de avaliação de riscos. “Os trabalhadores podem trazer informação importantes e feedback para as organizações. Afinal, eles estão vivenciando, todos os dias, os riscos que suas atividades podem apresentar”, concluiu Parreiras.

Trabalho fundamental

Presente na abertura da transmissão, o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, elogiou o projeto da instituição: “Esta é uma iniciativa inovadora, interessante, fundamental e moderna que coloca a Fundacentro em um novo papel”.

Mediado pela diretora de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, Marina Battilani, o seminário on-line ainda contou com a participação da tecnologista da Fundacentro Marcela Gerardo Ribeiro.

“A NR é um documento norteador que descreve o que deve ser feito, ela mostra um caminho. E existem algumas ferramentas que auxiliam a percorrer esse trajeto”, afirmou Marcela Ribeiro. Na apresentação, a tecnologista apresentou duas ferramentas para avaliação qualitativa de riscos, a Sobane e a International Chemical Control Toolkit (ICCT).  
 
Confira, na íntegra, todos os conceitos apresentados durante o 3º episódio da Série de Webinar PGR-NR 1.  

SAIBA MAIS

Artigos relacionados

Procuradora detalha nota técnica do MPT que norteia home office na pandemia

Por Martina Wartchow/Jornalista da Revista Proteção O Ministério Público do Trabalho emitiu nota técnica que estabelece orientação para o...

Trabalhador morre após ser atingido por fachada de concreto em comércio em MT

Fonte: G1 Um homem de 37 anos morreu, nesse sábado (24), após ser atingido por uma estrutura de concreto...

Cinco trabalhadores são resgatados de situação análoga a de escravo em Portel, no Marajó

Fonte: G1 O Grupo de Fiscalização Móvel resgatou cinco trabalhadores em Portel, na ilha do Marajó, em condições degradantes...

MPT-SC notifica empresas para que retirem gestantes do trabalho presencial

Fonte: G1 O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) notificou empresas de todos os setores no estado para que retirem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui