Artigo – Risco biológico: análise essencial – Ed. 344

Contaminação pode ocorrer em qualquer estabelecimento, não só de saúde

O agente biológico no ambiente de trabalho tem características específicas que devem ser levadas em consideração pelos profissionais ao se analisar a exposição do trabalhador a este agente.

A finalidade deste artigo é trazer à luz características importantes e relevantes para tomadas de decisão sobre monitoramento (NR 9), insalubridade (NR 15) e Financiamento de Aposentadoria Especial (FAE) do trabalhador exposto a agentes biológicos.

Não é, portanto, uma análise crítica sobre a legislação vigente – previdenciária e trabalhista (lembrando que está em processo a revisão do Anexo 14 da NR 15 e a inclusão de anexo sobre risco biológico na NR 9 nos próximos meses).

Com relação aos critérios para reconhecimento e monitoramento a agentes biológicos (profissionais da saúde e/ou trabalhadores de outras atividades em que exista a possibilidade de exposição a este agente), a NR 9 atual em seu subitem 9.1.5.3 observa que se consideram agentes biológicos bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros. Já o risco biológico pode ser compreendido como a probabilidade da exposição ocupacional aos referidos agentes.


Dados do autor:

Jorge Chahoud – Engenheiro de Segurança do Trabalho e Ambiental, pós-graduado em Engenharia Biomédica / Clínica e em Ergonomia, especialista em Higiene Ocupacional.
[email protected]

Confira o artigo completo na edição de agosto da Revista Proteção.


Artigos relacionados

10 mudanças no trabalho humano e questões ergonômicas do ‘novo normal’

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho após 14 de março são enormes, com impactos em Ergonomia e em Organização do Trabalho....

Histórias divertidas vivenciadas por profissionais de SST – 2020

"Causos da Prevenção" publica alguns fatos vivenciados por profissionais de SST. Se você tem uma história interessante ou...

Notícias dos Tribunais – Ed. 345

Acordo extrajudicial da Vale A Vale fechou um acordo extrajudicial com o INSS, por meio do qual se...

Entrevista: Agenda impactada – Ed. 345

Por Daniela Bossle/Editora e Jornalista da Revista Proteção Mesmo com ano difícil, a SIT garante que transparência e construção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui