Artigo – Áreas classificadas: instalações mais seguras – Ed. 343

Unidades agrícolas devem implementar regras específicas para evitar a explosão de grãos

Por muitos anos, unidades agrícolas de armazenagem e processamento de grãos não foram consideradas áreas classificadas com potencial risco de explosões. Infelizmente, casos constantes de explosões em diversas unidades agrícolas ao redor do mundo comprovaram que as poeiras provenientes da movimentação de granéis sólidos têm alto potencial de explosão.

Todos os anos, estas unidades movimentam e processam milhares de toneladas de grãos como soja, milho, cereais, leguminosas, açúcar, farinha e trigo, entre outros produtos. Durante a movimentação geram poeiras potencialmente explosivas devido ao atrito entre os grãos.

Há uma presença constante de poeiras geradas pelos granéis em diversas etapas do processo como, por exemplo, em tombadores hidráulicos, moegas, transportadores helicoidais, correias transportadoras abertas e/ou enclausuradas, armazéns horizontais ou semiesféricos e silos verticais.


Dados do autor:

Ricardo Zanata – engenheiro especialista de produtos Ex da Schmersal, há 17 anos atuando em diversas áreas como engenharia de projetos, projetos elétricos e instrumentação, inspeções de fabricação, produção de produtos especiais, certificações de produtos para atmosferas explosivas, coordenação de projetos e auditorias em fabricantes de produtos Ex.
[email protected]

Confira o artigo completo na edição de julho da Revista Proteção.


Artigos relacionados

Coluna Memória: agravos à saúde mental – Ed. 344

Em evidência devido à pandemia, os transtornos mentais no trabalho têm uma história antiga Nestes tempos de pandemia, quando...

Notícias dos Tribunais – Ed. 344

Dano moral reflexo A 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu o direito da mãe de um...

Entrevista: Desafios do “novo normal” – Ed. 344

Por Daniela Bossle/Editora e Jornalista da Revista Proteção Pandemia acelerou o trabalho home office cuja carga física e mental...

Artigo – Segurança com eletricidade: atualização importante – Ed. 344

A revisão da NR 10 é uma boa oportunidade para correções e melhorias A atual Norma Regulamentadora 10, publicada...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui