Banner 01 - PROTCAP - Maio
Banner 01 -RL USP - Junho
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P Revista Proteção Digital Banner 4
P NN Eventos - Banner 5
P Revista Emergência Digital Banner 5


Você está em: Noticias / Leia na Edição do Mês
Leia na Edição do Mês
Transformações globais impõem olhar diferenciado para a saúde do trabalhador

Arquivo do Autor
Data: 07/03/2018 / Fonte: Redação Revista Proteção/Daniela Bossle

O médico do Trabalho e especialista em Saúde Pública Zuher Handar, 60 anos, nascido em Castilho/SP e com família de origem libanesa, tem uma trajetória marcante na área de saúde do trabalhador. Desde a década de 1980 atua junto à Faculdade Evangélica do Paraná como professor nas disciplinas de Saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador e também no Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, onde é consultor. Também nos anos 80 ingressou na Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, atuou na vigilância de trabalhadores expostos a agrotóxicos e iniciou a estruturação do programa de saúde do trabalhador daquele estado.

Suas iniciativas pioneiras na área renderam-lhe nos anos de 1990 a chefia da Fundacentro/PR e, em seguida, o convite para assumir a Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho no período de 1995 a 1999.

De volta à Curitiba, na década seguinte, dirigiu o Departamento de Saúde Ocupacional da Prefeitura local e aproximou-se mais da área associativa, tendo sido presidente da Anamt - Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Incansável e idealista, Zuher quer fazer mais pela saúde do trabalhador brasileiro e é com este espírito que assume a liderança da recém-criada Abrastt - Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. À frente da nova entidade, diz que a ideia é "criar um espaço que oportunize a participação de profissionais interessados e preocupados com o cuidado da saúde dos trabalhadores enquanto direito fundamental, independente da sua categoria profissional".

Em dezembro foi fundada a Abrastt (Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora). O que motivou a fundação desta entidade?

Este movimento social não corporativo tem raízes múltiplas, antigas, mas não velhas. A entidade quer dar visibilidade em nosso país à defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, cada vez mais ameaçada. Este foi um dos motivos que nos estimulou a criar um espaço que oportunizasse a participação de profissionais interessados e preocupados com o cuidado da saúde dos trabalhadores enquanto direito fundamental, independente da sua categoria profissional. Lutar pelos direitos conquistados, por novas políticas públicas na área e pela manutenção das já existentes é algo que muitos de nós estão fazendo há muito tempo e, quando em 2016, os movimentos do Poder Executivo e Legislativo Federal, com ímpetos destruidores de importantes conquistas históricas dos trabalhadores, principalmente em relação a direitos sociais na esfera da Seguridade Social, especialmente Saúde, Trabalho e Previdência, tomaram conta de nossas vidas, entendemos ser o momento de fortalecermos este movimento social junto a tantos outros. Era a hora de somar esforços. Havia a necessidade, assim como a oportunidade de ocupar espaços políticos e institucionais de promoção e defesa da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, não cobertos pelas instituições e entidades profissionais que existem hoje.

Confira a entrevista completa na edição de março da Revista Proteção.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Leia na Edição do Mês
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
Banner 06 - Saúde e Vida - Junho
AMB - Junho/2018
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital