P Assinatura Proteção digital banner 1
Upgrade_em_SST_geral
Promoção - Frete Grátis - Outubro 2018
Banner 01 - RL USP - Outubro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos 2018 - Banner 5


Você está em: Noticias / Acidentes do Trabalho
Acidentes do Trabalho
ANP fiscalizará empresa após explosão com três mortos

Reprodução/EPTV
Data: 09/10/2018 / Fonte: G1

Charqueada/SP - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que enviará uma equipe para fiscalizar as instalações da indústria química Biocapital, de Charqueada (SP). Nesta terça-feira (9), uma explosão em um dos reatores da empresa causou a morte de três pessoas e feriu outra, que foi atendida em um hospital e teve alta.

Segundo a agência, que é responsável pela regulação deste tipo de indústria, além da fiscalização, a equipe irá verificar as causas da explosão e se a empresa cumpriu a resolução de comunicação de incidentes. A explosão ocorreu por volta de 9h e a Polícia Civil também abriu inquérito para investigar o caso.

As vítimas fatais são Igor Barros da Silva, de 20 anos, Luis Gustavo dos Santos, de 31 anos, e Claudio Bozzo Júnior, de 30 anos, segundo a Polícia Civil. Dois deles eram contratados pela Biocapital e outro era um funcionário terceirizado.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) afirmou que até o fim da tarde desta terça não teve acesso à área da empresa, que está interditada para perícia da Polícia Científica em função das três mortes. "Existe a indicação de que aconteceu um deslocamento de massa de ar, reação química, na entrada do reator", apontou a companhia.

As vítimas
Além dos três mortos, houve um funcionário que foi atingido por estilhaços. Cléber da Cruz Bernardino, de 34 anos, foi encaminhado ao Hospital e Maternidade Beneficente de Charqueada, que informou que o atendimento ocorreu no pronto-socorro e ele teve alta após ficar em observação.

Segundo a Funerária Bom Jesus, Luis Gustavo dos Santos está previsto para ser enterrado às 16h de quarta-feira (10) no Cemitério Municipal de São Pedro (SP). Já o corpo de Igor Barros da Silva será transladado para Ouricuri (PE), também na quarta, para ser sepultado.

O G1 não obteve a informação, até esta publicação, sobre o velório e sepultamento de Claudio Bozzo Júnior.

Empresa lamenta
Por nota, a Biocapital informou que presta auxílio às famílias das vítimas e que colabora com as investigações. "É com profundo pesar que informamos a ocorrência de um acidente, na manhã do dia 09/10/2018, em nossa fábrica, que culminou com o óbito de dois colaboradores e um prestador de serviço".

"As causas do acidente estão sendo apuradas pelas autoridades competentes, estando a Biocapital à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários, colaborando, sem medir esforços, com a investigação para a elucidação dos fatos. Nos solidarizamos com as famílias da vítimas, que contarão com nosso total auxílio e apoio".

A explosão
A explosão ocorreu às 9h em um reator com óleo, segundo um funcionário ouvido pela EPTV que pediu para não ser identificado. O equipamento, que fica nos fundos da indústria, estava alvejando óleo de soja refinado. A equipe de brigadistas da empresa, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram atendidas e atenderam as vítimas.

Um morador que deu entrevista à EPTV e pediu para não ser identificado afirmou que as casas do entorno da indústria chegaram a tremer no momento da explosão. "Eu ouvi uma grande explosão, tremeram as casas, foi um barulho muito... Deu até para sentir a pressão do impacto que foi".

O homem também informou que houve três quedas de energia logo após a explosão. "Aí o pessoal saiu tudo correndo, gritando, chorando. Várias pessoas saindo correndo de lá de dentro", relatou.

De acordo com o funcionário, a empresa funciona desde 2006 na cidade e tem 64 funcionários. Com a ocorrência, todos foram dispensados do trabalho. A empresa produz materiais químicos como plastificantes, óleos ésteres, entre outros.


Leia mais:
Mortos durante explosão em indústria de Charqueada tinham entre 20 e 31 anos
Explosão atinge indústria química e mata três funcionários
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Acidentes do Trabalho
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital