Banner 01 - Marluvas - Dezembro
Promoção - Dicionário99
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner Bracol 1 Novembro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Estatísticas
Estatísticas
Ceará é o 3º no ranking de acidentes de trabalho no Nordeste
Data: 26/04/2016 / Fonte: TRT/Ceará

Ceará - Às vésperas do Dia da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, o Ceará não tem muito o que comemorar. O Estado ocupa a 3ª posição no ranking de acidentes de trabalho no Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia e de Pernambuco. De acordo com o último Anuário Estatístico da Previdência Social, com dados de 2014, 13.315 trabalhadores cearenses sofreram acidentes de trabalho, o que dá uma média de 36 casos por dia.

Desse total, 60 trabalhadores morreram e 276 ficaram incapacitados de forma permanente para o trabalho. "Os acidentes criam um impacto na vida e na família do trabalhador, na sociedade, na previdência social, nas empresas e na economia. Além de gerar anualmente milhares de processos com pedidos de indenizações por dano material e moral", afirma o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará Francisco José Gomes. Ele é um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro.

De acordo com os dados da Previdência Social, o Brasil registrou 704 mil acidentes de trabalho em 2014. 2.783 trabalhadores morreram e 13.833 ficaram incapacitados permanentemente. Comparado com 2013, o número de acidentes de trabalho no País teve um decréscimo de 2,97%.

Infelizmente, o Ceará não seguiu a mesma tendência. A redução do número de acidentes no Estado de 2013 para 2014 foi de apenas 2,1%, abaixo da média nacional. Isso deixa o Ceará na 12ª posição no raking nacional em acidentes dessa natureza.

A construção civil ainda é um dos setores da economia responsáveis pelos maiores índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.  Cerca de 60 mil trabalhadores sofreram algum tipo de acidente nos canteiros de obras, durante o ano de 2014, no Brasil, segundo a Previdência Social.

No Ceará, não há estatísticas oficiais sobre acidentes na construção civil. Mas acontecimentos recentes, como o desabamento da ponte em obra do canal do Lagamar, que matou dois operários e feriu outros três, e o caso do edifício Versailles, que vitimou mais dois trabalhadores, mostram que o Estado ainda possui altos índices de acidentes no setor.

Campanhas
No dia 28 de abril, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará e mais 40 instituições públicas e privadas, responsáveis por combater acidentes de trabalho no Estado, irão realizar várias atividades para marcar a data. Estão previstos atos públicos, distribuição de material educativo, palestras, visitas a canteiros de obras e veiculação de campanhas publicitárias em rádio e televisão.
Comentários
danilo fernando Denuncie este comentário
Muito bom o material de trabalho
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Estatísticas
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital