Banner Bracol 1 Novembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Condições de trabalho nas centrais de triagem de materiais recicláveis são retratadas em livro
Data: 10/05/2019 / Fonte: Fundacentro

A Fundacentro publica os Anais do Seminário Saúde, Segurança e Geração de Renda nas Centrais de Triagem de Materiais Recicláveis, o livro foi organizado pela servidora aposentada Maria Gricia de Lourdes Grossi e pela tecnologista Elizabeti Yuriko Muto.

Com 156 páginas, a obra contém temas sobre Economia Solidária; Geração de Renda e Inclusão Social; Saúde e Segurança no Trabalho nas Centrais de Triagem; Meio Ambiente, Coleta Seletiva e Logística Reversa; Aspectos Jurídicos e Financeiros.

Os catadores de materiais recicláveis reconhecidos pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Atuam nas atividades da coleta seletiva, os quais englobam a triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis. Esses agentes contribuem, como bem explica o Ministério do Meio Ambiente, com o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais.

A maioria desses trabalhadores para que possam sustentar a si e a própria família encontram na atividade de coleta de materiais recicláveis um meio de trabalho para sobrevivência. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), no Brasil, são 800 mil trabalhadores que exercem a atividade de coleta, as mulheres representam 70% da mão de obra.

Desde 2012, a Fundacentro em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) discutiam iniciativas para tratar das condições de trabalho das centrais de triagem de materiais recicláveis, para isso, foi necessário realizar visitas técnicas em 23 centrais de triagem conveniadas com o município de São Paulo.

As discussões desses tópicos possibilitaram também a realização do relatório o qual apresenta um diagnóstico geral das condições de saúde e segurança, bem como o perfil dos trabalhadores nas centrais de triagem de materiais recicláveis conveniadas à prefeitura municipal de São Paulo. As informações do número de trabalhadores por central/cooperativa, dados como gênero, idade, escolaridade, quantidade média mensal de entrada de materiais recicláveis, material triado e rejeitos gerados foram informados pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

Outra ação foi o evento que contou com a participação de pesquisadores, tecnologista e técnicos da Fundacentro, de procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), secretários da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, coordenadores da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) e representante das Cooperativas conveniadas à Prefeitura de São Paulo.

De acordo com Maria Grossi e Elizabeti Muto, o seminário originou devido a necessidade de encontrar soluções para os diversos problemas observados nesse ambiente de trabalho, sobretudo o envolvimento do poder público e da sociedade no que tange promover melhorias das condições de trabalho dos catadores.

O seminário que ocorreu em 2014, contou com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTe), do Sistema ùnico de Saúde (SUS) e da Prefeitura de São Paulo.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital