Banner 01 - Marluvas - Novembro17
Banner 01 -RL USP Novembro
Delta Plus - Diamonddv - banner 01 - novembro
Banner 01 - Poli USP Novembro
Banner 01 - Promo Natal 2017
banner 01 - Anuario 2017
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P Revista Proteção Digital Banner 4
P Revista Emergência Digital Banner 5
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
ABNT publica Norma de Sistema de Gestão de SST
Data: 02/12/2010 / Fonte: Redação Revista Proteção

Ilustração: Redação Revista Proteção


A ABNT/CEE-109 (Comissão de Estudo Especial de Segurança e Saúde Ocupacional da Associação Brasileira de Normas Técnicas) aprovou em 1º de dezembro a Norma NBR 18801 de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional - Requisitos. A real prevenção de acidentes depende de uma gestão eficaz. Uma empresa que não realiza um planejamento das políticas e programas de SST, é o mesmo que uma companhia sem um departamento administrativo. 

A Comissão de Estudo foi lançada em 2002, reativada em 2008 e contou com o empenho de mais de 90 especialistas na confecção do documento. O Inmetro participou das discussões do grupo, o que sugere que a NBR poderá tornar-se, na sequência, certificável. Alguns dos referenciais da norma são a normativa internacional OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series) e as Diretrizes sobre Sistemas de Gestão de SST da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Entretanto, a primeira NBR vai além e busca levar em conta peculiaridades da realidade brasileira e das micro e pequenas empresas. A norma engloba o gerenciamento dos processos em questões de SST, estimulando a melhoria contínua das condições de trabalho e contribuindo para a redução de custos, riscos, acidentes e doenças ocupacionais. "Será uma ferramenta básica para análise da cultura empresarial e terá impactos na questão do FAP, podendo aumentar ou diminuir o seguro acidente do trabalho", afirmou o assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Domingos Lino.

"É uma norma técnica nacional que no atual mundo globalizado e competitivo, garante a melhoria contínua das condições e ambientes do trabalho, otimiza a eficiência operacional, identifica a produtividade, redução de custos e de riscos acentuados, de acidentes e doenças do trabalho, garantindo o gerenciamento integral do processo, pois agrega valor, com embasamento humanístico. A norma foi idealizada para ser aplicada pelos diferentes segmentos produtivos: micro, pequena, média e grande empresa e levou também em consideração as diferenças culturais e conhecimentos técnicos relacionadas a SST, como também as dimensões continentais do nosso país", afirmou o coordenador da Comissão de Estudos da ABNT, Leonídio Francisco Ribeiro Filho.

Comentários
Dirceu Braga de Albergaria Denuncie este comentário
Esta Norma será muito bem vinda, porque um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, possibilita às Empresas a eliminar os riscos no presente, e ter um processo de melhoria contínua visando o futuro sem acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Consultor Empresarial
Josué Amador Denuncie este comentário
Espero que essa norma não seja mais um documento de gaveta. sendo mais uma documento sem eficiencia no local de trabalho.
Antonio José Plácido de Mello Denuncie este comentário
Com certeza bem empregada vai contribuir muito com redução de acidentes do trabalho e as melhorias do meio.
Fábio Ferré Fonsêca Denuncie este comentário
É um grande passo para a inserção tanto do profissional Tecnólogo quanto do Gestor em Saúde e Segurança do Trabalho, uma vez que o atual processo do SST encontra-se desestruturado, haja vista a imensa lacuna existente entre o Técnico em Segurança do Trabalho e o Engenheiro em Segurança do Trabalho. Fato este consumado a anos, mas que apartir desta norma as empresas e demais entidades paltadas na responsabilidade sócio-ambiental, farão desta instrumento para qualidade do bem estar de todos os entes envolvidos na relação trabalho e no desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo.
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Geral
3     4     5     6     7     8     9     10     11     12
Edição do Mês
 
Banner 06 - Praevenir - Nov
Banner 06 - PrevenirES
AmbLegis banner6 - 11/17
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital