P UVEX Carbonvision Honeywell  - Banner 1
P Graduacao USP Banner 1
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Produtos & Serviços
    Sipats
    Últimas Notícias
P Emergencia Crianca Banner 4
P Nova Loja Virtual SST Banner 5
P NN Eventos - Banner 5
P Revista Proteção Digital Banner 5
P Eventos do setor Emergência Banner 5
P Fotos Redes Sociais - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Empresa desistiu de contratar após exame admissional
Data: 13/12/2010 / Fonte: TRT–MG

Minas Gerais - A 5ª Turma do TRT-MG condenou uma empresa a indenizar um trabalhador que ficou deprimido ao ver a sua expectativa de contratação frustrada, após ter sido submetido, inclusive, ao exame médico admissional.  A empresa reconheceu que o trabalhador participou do seu processo de seleção, sendo considerado apto, mas não chegou a ser contratado, de imediato. O seu nome foi lançado em um cadastro e, passados alguns dias do exame, a empresa tentou entrar em contato com ele, por telefone, mas não obteve sucesso. 

Para o desembargador José Murilo de Morais, ficou claro que o trabalhador, apesar de aprovado no processo de seleção, não chegou a prestar serviços para a reclamada e nem ficou à sua disposição. Por isso, não há possibilidade de se reconhecer o vínculo de emprego entre as partes, como foi requerido pelo reclamante. No entanto, a história é outra com relação ao pedido de indenização por danos morais. "É que o malogro da contratação, no caso, gerou frustração mais intensa que a comum, advinda da simples e normal negativa de emprego, já que aqui ocorreu ato legal concreto no sentido de sua efetivação, mediante a realização de exame admissional, no qual ele recorrente foi considerado apto, clamando sim por reparação, a teor do que dispõem os arts. 186, 187 e 927 do CCB"- concluiu o relator, frisando que a empresa não conseguiu comprovar as tentativas de contato com o trabalhador. 

Com esses fundamentos, o desembargador condenou a reclamada ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$1.500,00, no que foi acompanhado pela Turma julgadora.

Comentários
Antonio José Placido de Mello Denuncie este comentário
Assim cessa a liberdade de contratação da empresa.
EDER Denuncie este comentário
Já criou uma expectativa!!!!!!!!!!
Se coloquem no lugar da pessoa,
Você é aprovado pelo recrutamento, pela psicóloga, é aprovado pelo RH, é aprovado pela gerência,
Faz o exame.
Vai que você dispensa o trabalho anterior.
Ai você não contratado.
Qual seria sua reação?
Fernando jorge Nunes Denuncie este comentário
O exame médico admissional é mais uma das fases do processo de avaliação para contratação. Todas as fases do processo leva a expectativa e dentro de um espectro de capacitação para determinada atividade, há os mais e os menos preparados ou capacitados . Também na aptidão médica para o trabalho poderá haver aquele mais bem indicado que outros para uma determinada atividade, conforme sua condição física/clínica e os riscos envolvidos na atividade.
Acho muito fácil fazer caridade com o dinheiro alheio e nisto os juízes são mestres!
Jaqueline Denuncie este comentário
Gostaria de uma orientação sobre tal questão.
Dia 19/04 fiz entrevista em uma empresa e a mesma decidiu me contratar. Querian que eu começasse no dia seguinte.Como eu ainda está trabalhando em outra empresa, precisaria me demitir da mesma. Acordamos então que eu iniciaria o meu vínculo com a empresa, hoje, dia 02/05.
Conforme combinado, compareci na empresa hoje, as 08:h. Fiquei atendendo a telefone da empresa, enquanto aguardava a funcionária que eu iria substituir chegar, para que ela me passasse o serviço. Trabalhei até o final do expediente, quando o dono da empresa me chamou para conversar e simplesmente me dispensou. Ou seja, fiquei desempregado !!!!
Gostaria de saber se posso processar a empresa por danos morais e materiais e se está será uma ação civil ou trabalhista ???
Aguardo respostas, pois estou completamente desorienta com o que aconteceu e me sentindo totalmente desreipetada.
ANTONIO DE PADUA PINTO - ADV. Denuncie este comentário
Acho um absurdo a decisão proferida, pois não existe a expectativa de Direito, sem um fato gerador que lhe dê a garantia. O simples fato da empresa resolver a não contratação, seja por motivo de não desejar mais ampliar o seu quadro, ou porque não mais precisará de trabalhador naquela função, não pode gerar direito indenizatório. Poderia o obreiro ser contratado por prazo determinado, como é corriqueiro, e após 1 ou 2 dias, ser dispensado, recebendo somente seus direitos e ainda pela metade, JAMAIS ter direito a indenização por danos morais. Fosse assim, todo trabalhador dispensado, que tinha a expectativa de permaneçer no emprego, teria direito a indenização por danos morais.
Karolyna Marques Denuncie este comentário
É um absurdo e falta de respeito o comentário do digníssimo colega Antônio. Creio eu, da minha enorme insignificância, que há sim fato gerador para indenização, pois o funcionário ficara à disposição da empresa, se a mesma não se organizou no processo seletivo, deve arcar com as consequência de um ato de extremo desrespeito com o trabalhador; ademais, se o fato aconteceu presume-se que não existe estrutura organizacional bem definida ou quaisquer normas escritas para processo seletivo, ou seja, ela não se caracteriza como uma empresa, resume-se apenas ao um amontoado de pessoas, processando desordenadamente um amontoado de atividades.
jorge jeckel Denuncie este comentário
estou indgnado participei de uma vaga de encarregado fiz 2 entrevistas passei e fui chamado p exame admissional e fui considerado apto, no entanto hoje dia 10/10 /12 recebi telefonema da empresa ,avisando que eu deveria comparecer segunda dia 15 /10 p resgatar meus documentos ( não seria mais contratado) ela so me falou que o motivo seria administrativo,sinceramente estou frustado ja estava fazendo planos tandto no ambito profissional como familiar, e de um dia p outro conseguiram me frustar,posso pedir alguma indenização por danos moraes? se sim como faço desde ja agradeço
IGOR FARIAS Denuncie este comentário
boa noite, em março eu passei por um processo seletivo de uma grande empresa do ramo de telecomunicações, fiz o exame admissional com data de admissão pro dia 02/04/2013. estando apto para exercer a função, pedi demissão do meu emprego e aguardei o contato da empresa, no dia da "admissão" como não tive resposta da empresa liguei para a gerente do RH da empresa e a mesma me disse para aguardar, passados 15 dias apos o contato eu recebi um e-mail me dispensando, liguei novamente para a gerente de RH e a mesma me disse para desconsiderar tal e-mail mas que mesmo assim não teria data prevista para contratação, passados 30 dias apos isso, sem resposta arrumei um emprego em outra empresa do mesmo ramo, passados 30 dias no novo emprego eu recebo uma ligação da empresa para que eu realize um novo exame e logo apos o exame levasse os documentos na empresa para contratação, então, pedi demissão do emprego e no dia seguinte fui realizar o exame admissional novamente, porém não havia data de admissão na guia do segundo exame, estando apto novamente para exercer a função lá vou eu até a empresa levar a documentação junto com um colega que passou pelo mesmo processo que eu, chegando lá ficamos sabendo q haveria apenas uma vaga para iniciar no dia 02/05 q teria q ser feito um sorteio, mesmo não achando justo isso nós( eu e meu colega ) cedemos a vaga para o terceiro e ultimo candidato do dia, pois ele estava em condições piores, lembrando que ele tbm passou pelo mesmo problema q eu e meu colega, após isso fomos informados q haveria 2 janelas de contratação na empresa que seria nos dias, 08 e 17/07, hoje, dia 29/07, fiz contato com a empresa e a gerente de RH me disse que eu teria q esperar..resumindo, estou novamente desempregado, ja faz 35 dias, como devo proceder perante o problema? processo ou simplesmente esperar? desde já agradeço a ajuda...
Fernanda werly Denuncie este comentário
Bom dia. Fui chamada para fazer uma entrevista por indicaçao de uma amiga. Fiz a entrevista gostaram de mim me deram a garantia que seria contratada. Rejeitei varias outras oportunidades de emprego. Fiquei a disposiçao da empresa comparecendo sempre que chamada em reunioes e processos seletivos. Fui selecionada. Mandaram que eu levasse a doc. Nao me deram praso. Me foi pedido uma carta de recomendaçao da antiga empresa que eu trabalhava. Pedi e estava a espera. Ate entao nao entrei em contato com a empresa que estou a ser contratada pq nao tenho a documentaçao toda completa. Quando consegui entrar em contato com o gerente da loja e ele me falou que colocaram outra pessoa em meu lugar pq ainda nao entreguei a documentaçao. Mais eu até agora estava a disposiçao da empresa pois me pediram para que ficasse a espera e disponivel para eles. Gostaria de saber se tenho como entrar com um processo contra a empresa. Pois criei espectativas , e estava a disposiçao da empresa. E agora estou desempregada e fiquei um mes a espera da loja?
Luana Santos Denuncie este comentário
Boa tarde!

Estava participando há um mês de um processo seletivo em uma multinacional para uma vaga de compradora industrial. Após duas entrevistas, recebi a aprovação e as primeiras orientações para a contratação. Fiz exames médicos, recebi o "apto" no ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), entreguei todos os documentos e fiz a integração na empresa. No dia da integração (uma quarta-feira), recebi a orientação de comparecer na próxima segunda-feira para iniciar as atividades no meu setor. No dia combinado, eu compareci e após esperar por uma hora na recepção fui chamada ao RH. Lá fui informada de que a matriz da empresa ainda não havia autorizado a minha contratação. Disseram que não era um posicionamento definitivo, que estariam trabalhando para conseguir a aprovação da contratação, mas que devolveriam a minha carteira de trabalho para que eu me sentisse à vontade em procurar outro emprego.

A grande questão aqui, colegas, é que nesse intervalo de tempo eu havia sido aprovada em outro processo pra uma outra empresa, e também havia sido chamada para mais duas entrevistas. Como eu estava comprometida com a empresa em questão, agradeci as oportunidades e as RECUSEI.

Agora, continuo desempregada, sem perspectiva e a empresa não fez mais contato comigo.
Eu concordo que a empresa seja processada e pague danos morais SIM! Eu me senti extremamente frustrada e decepcionada. Tenho todos os e-mails trocados e tenho a cópia do ASO.

Acredito que as empresas precisam respeitar os candidatos envolvidos em seus processos de seleção, enquanto profissionais a procura de emprego e quanto seres humanos.
Ricardo Missiatto - Adv Denuncie este comentário
O profissional que por sua vez executou a rotina do processo de seleção, foi declarado apto ao trabalho, a empresa firmou em positivo uma contratação e o mesmo fez exame admissional onde por sua vez acabou por rejeitar outras vagas de emprego, pediu demissão de uma empresa esperando trabalhar na outra empresa considerando uma melhoria em seus rendimentos e por sua vez a empresa em questão não o contratou porque ela simplesmente não necessitaria mais deste colaborador ou que apenas não queria que o mesmo fizesse parte de seu quadro de funcionários e assim, sem motivos dispensou interesse em continuar a contratação, cabe a empresa SIM pagamento por danos morais ao então possível contratado. Visto que por sua vez a empresa cessou com as perspectivas de trabalho do cidadão que dispensou outras possibilidades de emprego ou que, pediu demissão de seu emprego anterior para fazer parte da equipe da empresa em questão. O então autor, ficou desiludido, triste, perdido e abandonado pelo descaso da empresa ré por ela ter prometido sua contratação o fazendo com que o autor alterasse sua rotina de vida e arriscando seu próprio sustento ou até a subsistência de sua familia ao fazer com que ele pedisse demissão de um emprego no qual tinha estabilidade. Assim, por ter sido deixado ao abandono pela elpresa ré que tratou de sua situação com verdadeiro descaso, o autor encontra-se desempregado e sem condições de arcar com as custas advocaticias pedindo na forma da lei a justiça gratuita (deverá conter documento em anexo) e pedido de condenação da empresa ao pagamento por danos morais no importe de 40 salários mínimos (R$27.120,00) como valor de causa.

Espero ter ajudado. Me coloco a disposição. Obrigado.
juci Denuncie este comentário
Bom dia Ricardo Missiatto!
Tenho um amigo que semana passada teve um fato parecido com o relatado acima. Ele fez o exame admissional e o então que seria encarregado dele na empresa pediu para aguardar durante 15 dias, pois até que gerasse o cadastro e tudo mais demoraria todo esse tempo. após uma semana ele ligou para a esse mesmo encarregado, dai ele afirmou a mesma coisa só depois de 15 dias. Quando completou os 15 dias ele descobriu que a sua vaga havia passado pra outra pessoa e que alguém falou que ele havia desistido da vaga, mas ele não desistiu e durante todo esse tempo recusou a outras oportunidades de vagas e também durante esses 15 dias a empresa recusou a devolver a sua carteira de trabalho. O que deve ser feito nesses casos?
Desde já agradeço, muito obrigada!!!
fabio Denuncie este comentário
Boa Noite, eu estava trabalhando de motorista numa empresa, fiquei sabendo que uma outra precisava de Motorista sendo o salario bem melhor que a anterior e de carteira assinada. Entrei em contato com o eng° responsável e logo no dia seguinte fui chamado para um teste de direção, o qual Deus me abençoo que passei sem problema algum. Já no mesmo dia me deram o encaminhamento para os exames admissionais e a lista para levar todos os documentos necessários para a contratação, fui considerado Apto em todos os exames. No dia seguinte quando cheguei na empresa para deixar a documentação o aux do escritorio simplesmente me falou que não tinha mais a vaga e que minha documentação seria enviada para o escritorio matriz para Analise, analise do que se eu já tinha sido aprovado no teste e nos exames e tava ali com toda a documentação em mãos? Sendo assim estou em dúvidas se posso ou não entrar com uma ação contra essa empresa, Pois assim que fui aprovado no teste e nos exames pedi demissão no meu emprego anterior... Alguem pode me ajudar? Att.: Fábio Email: fabio.rodes@uol.com.br
clayton tavares Denuncie este comentário
boa noite! passei pelo processo de seleção em uma empresa do ramo de telecomunicação fiz os exames todos deram apto para trabalho mandaram tirar documentação é deixar na empresa é mandaram aguardar o ok da empresa mais só que me falaram que meus exames foram analizados pelo medico da empresa é o medico disse que eu estava não apto para trabalho só que dois medicos da clinica que fiz os exames me avaliaram é disseram que eu estava bom de saude,infelizmente criei uma expectativa na vaga e atrapalei o outro enprego que estou só faz 25 dias que fiz os memos exames e estou trabalhando, como eu devo proseder contra essa empresa
estou a perigo pois fatei 3 dias para fazer exames.
Sandra Denuncie este comentário
Bom dia, eu estava trabalhando como Atendente Educacional em um colégio particular de grande porte e fui selecionada para trabalhar em uma creche conveniada, a Diretora da creche me chamou para comparecer a creche pois ela queria conhecer um pouco do meu trabalho, fui trabalhei das 8:00h até ás 10:00h. A coordenadora e a diretora me procurou o que eu achei da experiencia, respondi que a rotina não era diferente do que eu já fazia na outra empresa, então ela me deu uma folha onde estava solicitando exame medico e todas documentações para contratação e que eu tinha que entregar até dia 03/03/2014, essa solicitação foi dia a20/02/2014 saindo da creche fui até a empresa a qual eu trabalhava registrada a dez meses e pedir demissão sem dar aviso prévio. Providenciei a documentação dia 28/02/2014 ou seja oito dias depois liguei e falei com a coordenadora que os documentos estava em mãos se eu poderia levar na creche ela pediu pra me ligar na segunda que a Diretora iria conversar comigo, liguei e ela me falou que iria me contratar mas só dia 30/04/2014 que a funcionaria que ia sair da empresa havia se acidentado que não podia demiti-la. Mas fui achando estranho e liguei dia 10/04/2014 para saber se estava certo a contratação como ela havia prometido a coordenadora falou que a Diretora estava em reunião com o dono da creche e pediu para eu ligar depois de 40 minutos liguei e a Diretora falou que não iria mais me contratar pois o dono da creche não queria mais funcionário no momento e que eu não ficasse presa a creche que eu fosse procurar outro lugar para trabalhar, porém fiquei sabendo que ha mais duas unidades do mesmo dono da creche a qual fui enganada uma ainda estar fazendo processo seletivo. Não sei se eu vou até creche pessoalmente pedir pra diretora me colocar em uma das outras unidades ou se processo a creche. Estou desesperada com aluguel atrasado e outras contas á pagar e não sei o que faço preciso de ajuda.
marcello maykon de barros Denuncie este comentário
estou na mesma situação, eu acho isso um absurdo. participei de todo o processo admicional, fiz o exame e entreguei os ducumentos e ficaram de me ligar, até agora nada. a pessoa deixa de procurar outro emprego, fica na espectativa, junto com a espectava vem a angustia, a anciedade etc.. :(
Diego Denuncie este comentário
bom dia, tive uma mesma situação dessa fui admitido em duas entrevistas, na segunda entrevista disseram que ja estava aprovado e somente faltava o exame medico e a entrega dos documentos. Fiz o exame medico tudo certo no dia seguinte voltei na empresa e fui informado de todo o processo de inicio do emprego e os valores a serem pagos, no dia seguinte fui entregar os documentos e fui informado que nao ia ser contratado mais... o pior de tudo é que a empresa nao teve nem a consideração de telefonar pra avisar, ou seja perdi tempo e dinheiro sem necessidade e passar por uma situação no minimo constrangedora e inaceitavel.
Alison Denuncie este comentário
Eu participei de um processo seletivo na Contax passei em todas etapas pediram pra eu levar as xerox de toda documentação fiz o exame admissional e ate agora não mim chamaram pra começar o trabalho o que devo fazer...
RAFAEL Denuncie este comentário
BOA TARDE MEU NOME É RAFAEL, MEU CASO É PARECIDO COM OS DEMAIS, FIZ UMA ENTREVISTA E FUI APROVADO E TIVE TAMBÉM O SEGUNDO PROCESSO E TAMBÉM FUI APROVADO E DAI, A EMPRESA PEDIU QUE EU FOSSE FAZER O EXAME ADMISSIONAL E ABRIR CONTA E ATÉ AGORA NÃO ME LIGARAM,JÁ FAZ UM MÊS . O QUE DEVO FAZER, MINHA CARTEIRA ESTÁ COM A EMPRESA E TODAS AS XEROX DO MEU DOCUMENTOS,SE ALGUÉM TIVER UMA RESPOSTA DIGA POR FAVOR..
paula Denuncie este comentário
no meu caso galera, fiz a seleção, pasei em todas as etapas. e fiquei esperando a vaga , duas semanas depois me ligaram informando que minha vaga estava a disposição então no mesmo dia enviei a documentação que foi pedida no mesmo dia por emeil para escanear enviar e no dia seguinte fazer exame admissional , e ir assinar o contrato , porque teria que começar imediatamente no dia seguinte o treinamento , tenho isso tudo por emeil que me enviaram epor ligação , no mesmo dia corri fiz tudo ate paguei a matricula do hotelzinho que minha filha ficaria , também paguei matricula da conduão contratei esse serviço para busca-la e deixa-la no hotelzinho , tive um gasto de 490,00 no outro dia fui de manhá fazer o exame admissional e feliz assinar o contrato pois no mesmo dia teria que que ir para o treinamento , antes de chegar na empresa a moça do rh me ligou pedindo desculpas e que a empresa teria se enganado , pois não haveria a vaga , me diz o que fazer , pois fiquei sem o dinheiro , e sem o emprego
Andre Lima da Rosa Denuncie este comentário
Ricardo Missiato comigo aconteceu essa situação , fiz teste no estaleiro , exames e passei em tudo , estava trabalhando em outra empresa , eles me ligaram pediram para eu dar baixa na minha carteira no dia 29/09 e chegou dia 31/09 as 17hs me ligaram falaram que teve um probleminha interno , voltei para saber o que ouve , eles me disseram que fui reprovado e nao sabem me dizer o motivo ... e agora estou desempregado , sem dinheiro ... ta dificil minha situação ... o estaleiro é no rio
endignado Denuncie este comentário
Estou numa situação muito delicada , fiz todo o processo seletivo me submeti a exames médicos de todo tipo, participei de todas a s integrações , entreguei todas as documentação, abri conta no banco para receber meu salario . e hoje de manhã me ligarão da empresa , para min ir ate lá para assinar o meu contrato de trabalho. E quando e cheguei lá minha vaga rinha sido cancelada gastei um dinheiro que eu não tinha no momento , pedi dinheiro emprestado para pessoas contando que o trabalho já era meu . e aconteceu que minha vaga foi suspensa.. Sem nem um motivo . gostaria de ajuda ou um conselho do que fazer
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
P Curso de Higiene 50h Banner 6
P Assinatura Emergencia Banner 6
P Cadastre-se Banner 6
P Agenda 2015 Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação Download
Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital