Banner Bracol 1 Novembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promoção - Dicionário99
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Estatísticas
Estatísticas
Piauí registra mais de 3 mil acidentes de trabalho
Data: 13/09/2014 / Fonte: Portal O Dia

Piauí - No Piauí, segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRTPI), em torno de 3 mil acidentes são registrados ao longo do ano. As mortes chegam a vitimar 50 trabalhadores anualmente. Estes números deixam os profissionais em estado de alerta, e, por isso, eles estão reunidos esta semana para discussões no II Seminário Piauiense Trabalho Seguro, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí. A programação segue até hoje (13).

Com o objetivo de formar multiplicadores que atuem na prevenção de acidentes de trabalhos, o evento conta com a participação de profissionais técnicos em segurança do trabalho, estudantes da área, juristas, estudantes de direito, especialistas em direito trabalhista, dentre outros profissionais que atuem em defesa de melhores condições de trabalho.

Segundo Joana Darc, estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho, esta é uma oportunidade de ampliar o debate acerca da saúde e da segurança no meio ambiente do trabalho, bem como de difundir o conhecimento especializado a respeito das causas, consequências e medidas preventivas de acidentes de trabalho. "É um aprendizado maior conquistado para aproveitar e colocar em pratica", afirmou a estudante.

Para o presidente do TRTPI, Francisco Meton Marques, a campanha pública de conscientização contra o acidente de trabalho é de extrema relevância para provocar debates na sociedade. "É uma questão que vem ceifando vidas de trabalhadores, mais que uma guerra, acidente de trânsito, câncer e mais que o HIV, sendo um assunto de grande preocupação para a sociedade. O custo econômico e social disso é elevado", declarou.

O que ainda preocupa o TRT-PI é a falta de notificação de boa parte dos casos de acidentes de trabalho. "As empresas devem fazer campanhas de esclarecimento aos seus trabalhadores, fornecer equipamentos de trabalho, zelar pela correta ergometria, bem como seguir a legislação trabalhista, que é bem detalhista e de fácil compreensão. E seguindo essa legislação ocorrerá uma redução sensível destas estatísticas", afirmou Francisco Meton.

Ainda segundo o presidente do TRT-PI, o Estado desponta como um dos que possuem a maior quantidade de casos de acidentes de trabalho proporcionalmente à sua economia. "Por ano, são em torno de 3 mil casos de acidentes e de 30 a 50 mortes de trabalhadores provocadas por acidentes no trabalho", diz.

Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Estatísticas
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital