Promoção - Dicionário99
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner Bracol 1 Novembro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Produtos & Serviços
Produtos & Serviços
Capacitação pode ser a saída para diminuir acidentes de trabalho na indústria

Engenharia de Comunicação/ALTISEG
Data: 25/03/2014 / Fonte: Engenharia de Comunicação/ALTISEG

Curitiba/PR - Frequentes e na maioria dos casos fatais. Os acidentes em espaços confinados* acontecem em todo o país e o número é alto. Embora não haja pesquisas a respeito, os casos são conhecidos dos profissionais da área e só não chegam a grande mídia por que são abafados pelas empresas contratantes deste tipo de serviço.

Somente em 2012, três óbitos foram registrados em Itajaí e cidades vizinhas. Os casos não chegaram a serem noticiados para evitar a imagem negativa que gerariam para as empresas contratantes. Quem relata o ocorrido é o bombeiro civil Rafael Girardi (foto), que trabalha na FIESC atendendo as indústrias catarinenses.

"Ficamos sabendo dos acidentes e mortes pelos resgatistas que atendem os locais e colegas de trabalho. A falta de comprometimento com a segurança do trabalhador é grande e precisamos mudar esta realidade", afirma.

Levar conhecimento e capacitação aos trabalhadores da indústria é uma das funções de Rafael que acumula no currículo o cargo de facilitador de ações da SST do SENAI. Segundo ele, treinamento é a única solução para reduzir drasticamente o índice de acidentes nestes locais. "Ministro cursos em que treinamos os trabalhadores a reconhecer situações de risco e como agir caso algo dê errado num trabalho em espaço confinado".

A atualização profissional para atuar na área Rafael buscou em Curitiba. Recentemente ele participou de um curso em Espaço Confinado, ministrado pela Altiseg Segurança em Altura. O curso, de 40 horas, capacita o profissional a liberar e fiscalizar os trabalhos em espaços confinados.

"No curso ensinamos a identificar, tratar a atmosfera (principal causa de óbitos)e controlar os riscos de em espaço confinado, se o profissional que irá efetuar a atividade no espaço está habilitado psico-socialmente para realizar o trabalho, a controlar a atmosfera do espaço onde podemos ter uma área classificada e com risco de explosão  e outros detalhes essenciais para o trabalho em espaços confinados. Primeiros socorros e resgate também são assuntos importantes que são abordados na teoria e na prática", conta Armando Rodrigues Marques, coordenador de treinamentos na Altiseg.

"A grande variedade de técnicas e os equipamentos com alta tecnologia a que tive acesso ampliam nosso repertório de atuação dentro de um espaço confinado. Esses conhecimentos serão inseridos nos módulos no SENAI e repassados para todos os trabalhadores da indústria com o objetivo de seguramos a vida do trabalhador da indústria catarinense", conclui Rafael Girardi.

*NR 33.1.2 Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

 


 


 

Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Produtos & Serviços
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital