Banner 1 Marluvas - Set/Dez
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Promo Dezembro 2019 - Proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Leia na Edição do Mês
Leia na Edição do Mês
Rogério Galvão da Silva: o que motiva as lideranças

Clodoaldo Novaes/Fundacentro
Data: 07/10/2019 / Fonte: Redação Revista Proteção/Daniela Bossle

Pesquisador revela os principais fatores que impulsionam os empresários a melhorarem seus ambientes de trabalho

Atuando desde 1987 como servidor da Fundacentro em São Paulo, o doutor e mestre em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Rogério Galvão da Silva, é pesquisador da entidade, editor associado da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional e professor do Programa de Mestrado Acadêmico da Fundacentro. Nos últimos anos, ele tem se dedicado ao campo de políticas, planos, programas, estratégias e incentivos governamentais para a melhoria da Saúde e Segurança do Trabalho e em agosto ele participou do Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança do Trabalho palestrando sobre `Fatores de Motivação dos Empregadores para a Melhoria da SST’. O tema tem relação com pesquisas coordenadas por ele para saber `o que motiva os membros da alta administração a estarem ativamente envolvidos com a melhoria da Saúde e Segurança no Trabalho’. Nesta entrevista, concedida durante a Expo Proteção, ele conta um pouco mais sobre os resultados que encontrou.

Ao longo dos últimos 32 anos, Galvão ocupou diferentes cargos na entidade como gerência de Coordenação Técnica, assessor técnico de diretoria e diretor executivo. Também em muitas ocasiões, representou o Ministério do Trabalho e o Brasil em fóruns internacionais, além de representar a instituição em comissões e grupos tripartites. Possui especialização em Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho pelo International Training Centre of the International Labour Organization/Itália; em Higiene do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; em Segurança Integral na Empresa pela Fundación Mapfre; em Engenharia de Segurança do Trabalho e é graduado em Engenharia Química.

Você coordenou recentemente pesquisas que investigam sobre o que motiva os empregadores brasileiros a investirem na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Como foram feitas estas pesquisas e com que intuito?
Ao longo de décadas de trabalho na área, temos observado que o empenho e a liderança dos membros da alta administração das empresas são elementos críticos para a melhoria da segurança e saúde dos trabalhadores, pois são esses executivos que têm a chave do cofre e tomam as decisões finais. Com base nisso e inspirado por uma pesquisa ampla desenvolvida na década passada pelo governo australiano com o apoio da KPMG Consultoria, coordenei um grupo de pesquisa na Fundacentro para explorar o contexto brasileiro. Elaboramos um questionário eletrônico no Google Formulário, a partir de revisão bibliográfica e enviamos primeiramente para dirigentes sindicais de todo o Brasil. Utilizamos o cadastro da Fundacentro e a questão principal foi saber o que motiva os membros da alta administração a estarem ativamente envolvidos com a melhoria da Saúde e Segurança no Trabalho, de forma análoga à pesquisa australiana. Só que a metodologia utilizada na Austrália foi com base em entrevistas, no tête-à-tête, e nós, pelos recursos disponíveis, optamos por usar um questionário eletrônico que fica disponível online. Enviamos e-mails explicando sobre a pesquisa com o link para responderem. Obtivemos 62 retornos de representantes sindicais dos trabalhadores de 18 estados brasileiros com predomínio das regiões Sudeste e Sul onde se concentra a maior parte das atividades econômicas do país. Os resultados da pesquisa foram divulgados pela Fundacentro e publicados no IV Congreso de la Sociedad de Análisis de Riesgo Latinoamericana realizado no México no final do ano passado.

Confira a entrevista completa na edição de outubro da Revista Proteção.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Leia na Edição do Mês
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital