Fujiwara Banner 1 Outubro
Banner 01 - Marluvas - Dezembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner 01 - Ansell
Banner 1 - UniSafety - 3
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Leia na Edição do Mês
Leia na Edição do Mês
Paulo Dias de Campos: repensando a reabilitação

Leandro Tortella
Data: 14/02/2019 / Fonte: Redação Revista Proteção/Martina Wartchow

A recuperação e a reintegração de trabalhadores afastados por doenças ou acidentes ocupacionais carecem de melhorias

Engenheiro civil e de Segurança do Trabalho e especialista em Saúde Pública e Promoção da Saúde, Paulo Dias de Campos, 64 anos é diretor do CBSSI (Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial) desde sua fundação em 1989, organização com atuação marcante na realização de cursos e treinamentos na área de reabilitação profissional. Nesta entrevista, Paulo conta o que o motivou para atuar com prevenção e mais especificamente com reabilitação profissional. Comenta sobre a realidade brasileira no campo da reabilitação, as dificuldades para recuperação e reintegração de trabalhadores afastados por doenças ou acidentes ocupacionais, os desafios a serem superados entre outros assuntos. "A reabilitação profissional hoje praticada pelo INSS necessita ser repensada por inteiro. Há muitos problemas como o longo tempo de espera dos beneficiários para serem atendidos; a falta do serviço em grande parte das agências da Previdência Social; o serviço não está plenamente estruturado para atender aos normativos legais; as equipes enfrentam dificuldades para aquisição de recursos materiais necessários e operam com o mínimo da capacidade, não sendo suficientes para a demanda existente; a falta de espaço físico adequado; a ausência de capacitação das equipes técnicas, além de outras carências", diz.

O engenheiro, que nasceu em Araraquara/SP e atualmente reside em Campinas/SP, começou sua carreira profissional como engenheiro de manutenção da Infraero, depois passou a engenheiro de Segurança do Trabalho da WAPSA Auto Peças, gerente da sucursal de Campinas da ABPA (Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes) e depois como fundador e diretor do CBSSI onde atua até hoje.

O que o levou para o caminho do prevencionismo?
Como engenheiro de manutenção da Infraero na década de 1980, vivenciei alguns acidentes do trabalho, que fizeram com que eu procurasse me especializar em Segurança do Trabalho com o objetivo de contribuir com mais propriedade para a prevenção desses infortúnios. Um caso particularmente marcante no início da minha trajetória profissional, foi de um funcionário recém-casado que foi atropelado por uma empilhadeira a diesel, vindo a sofrer amputação de uma das pernas. Algumas indagações e reflexões foram inevitáveis. Quais as causas desse acidente? Como evitar novos acidentes? De quem foi a responsabilidade? Quanto sofrimento poderia ter sido evitado? E agora quem paga essa conta? Como minimizar as consequências para o trabalhador e sua família? Essas e outras questões acabaram me levando a buscar a especialização em SST e isso abriu as portas para que eu entrasse e não saísse mais da área prevencionista.

Confira a entrevista completa na edição de fevereiro da Revista Proteção.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Leia na Edição do Mês
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
banner6-promo-protecao-outubro02
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital