Promoção - Dicionário99
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner Bracol 1 Novembro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Leia na Edição do Mês
Leia na Edição do Mês
Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social demonstram a diminuição de 14% dos acidentes de trabalho em 2015

Divulgação AG
Data: 10/02/2017 / Fonte: Redação Revista Proteção

No ano em que uma das maiores crises econômicas do Brasil veio à tona nem tudo foram más notícias. Segundos os principais dados estatísticos de acidentes de trabalho referentes ao ano de 2015 divulgados pela Previdência Social, a grande maioria dos números caíram consideravelmente. Contabilizando o total de 612.632 acidentes de trabalho, o AEPS (Anuário Estatístico da Previdência Social) registra uma queda de 14% em comparação ao ano de 2014, em que ocorreram 712.302 acidentes laborais. Esse percentual representa a maior queda dos últimos 20 anos. A quantidade de óbitos também diminuiu para 2.502 (menos 11,2%).

Representando a fatia de 17,9% do total apurado, os acidentes sem CAT (Comunicação de Acidentes do Trabalho) registrada (109.690), que foram identificados conforme metodologia do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, caíram 25,9%, menor índice desde a implementação do critério do NTEP. Instituída em 2007, a metodologia auxilia na caracterização de um acidente ou doença do trabalho, associando as atividades profissionais ao quadro clínico desenvolvido pelo trabalhador por meio do cruzamento entre os códigos da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) e da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) das empresas contratantes. Entre os acidentes com emissão de CAT (502.942), a redução foi de 10,9% comparada ao ano anterior. Em números absolutos, os acidentes sem CAT tiveram 38.329 registros a menos e os acidentes com CAT, menos 61.341.

INCONSISTÊNCIAS
Embora os números pareçam demonstrar avanço no país quanto aos cuidados e investimentos em saúde e segurança dos trabalhadores, a médica e pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno, observa que outros critérios precisam ser levados em consideração nessa análise. Primeiro, segundo ela, porque as estatísticas divulgadas são apenas preliminares e serão revisadas e corrigidas na publicação do Anuário do ano que vem. "Se espera que essas correções sejam mínimas, mas, por exemplo, os acidentes de trabalho que tinham suas atividades econômicas ignoradas no AEPS de 2014 pularam de 23.492 no primeiro dado divulgado para 128.435 na revisão. Segundo, porque o número de trabalhadores com vínculos formais reduziu 3,05% em 2015, o que contribui para o aumento de empregados informais, que não são considerados nos cálculos do AEPS. A subnotificação é outro problema encontrado na hora de contabilizar corretamente os dados, observa Maeno, uma vez que o Anuário é baseado praticamente na CAT, que nem sempre é emitida pela empresa.

Confira a matéria completa na edição de fevereiro da Revista Proteção.
Comentários
LUIS CARLOS DE O M HEREDA Denuncie este comentário
Será que essa queda não esta relacionada a crise politica e econômica brasileira associada ao aumento do desemprego, principalmente na construção civil que teoricamente emite mais acidentes de trabalho do que qualquer outra atividade econômica ? Não vejo na pratica essa evolução , principalmente na construção civil aonde emiti-se mais acidentes em prol da produção associado a isso a poucos auditores fiscais do MTE que não dão conta de fiscalizar todo o Brasil, Isso sem contar a sub-notificação e a queda na produtividade.
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Leia na Edição do Mês
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital