P UVEX Carbonvision Honeywell  - Banner 1
P Gas Alert Maxt II | Honeywell - Banner 1
P PrevenRio 2014 - Banner 1
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Produtos & Serviços
    Sipats
    Últimas Notícias
P Prevenrio e Expo Emergência 2014 - Banner 4
P SuperGuiaNet Máscara Facial - Banner 5
P Nova Loja Virtual SST - Banner 5
P Curso Higiene Ocupacional - Banner 5
P NN Eventos - Banner 5
P Prevenor 2014 - Banner 5


Você está em: Noticias / Leia na Edição do Mês
Leia na Edição do Mês
Análise antropométrica qualifica avaliação ergonômica no teleatendimento
Data: 29/05/2012 / Fonte: Revista Proteção

Dois instrumentos instituídos no âmbito legal, o NTEP (Nexo Técnico Epide­mio­ló­gico Previdenciário) e o FAP (­Fator Acidentário de Prevenção), têm preocupado as empresas pela necessidade de realizar medidas preventivas às enfermidades e acidentes relacionados à atividade profissional e de onerar subs­tancial­men­te suas folhas de pagamento.

As dificuldades encontradas pelas empresas não se resumem a apenas atender os requisitos mínimos das Normas Re­gu­lamentadoras, mas em comprovar que e­fetivamente se produzem resultados em cumprimento às responsabilidades sociais, ambientais e econômicas dos empre­endimentos e, favoravelmente, à Segurança e Saúde Ocupacional. Neste sentido, é observável que para os profissionais da á­rea as NRs sejam referência às ações voltadas à prevenção acidentária, mas não uma garantia, já que a ocorrência de acidentes de trabalho, dependendo do setor, não recrudesce ao longo dos tempos.

Com o advento dos instrumentos NTEP e FAP, as organizações e os profissionais de Segurança e Saúde Ocupa­cio­nal devem estar atentos às possíveis ina­dequações, pois o atendimento das diretrizes legais nem sempre resulta na isenção do ônus imposto por negligência ou omissão na efetivação e comprovação de a­ções preventivas no ambiente laboral. Ao realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho em uma empresa prestadora de serviços públicos de Florianópolis/SC, observou-se no setor de te­leatendimento que, apesar da grande diferença física entre os operadores, o mobiliário presente no setor era padrão.

Em entrevista com os operadores, foram ouvidas reclamações referentes ao mo­biliário do posto de trabalho e ao espa­ço disponível para movimentação, gerando situações de fadiga física e desconforto psíquico devido às exigências musculares, estática e dinâmica durante a jorna­da. Buscou-se avaliar o Anexo II da NR 17 - Ergonomia, que trata ­especificamente das atividades de teleatendimento, para a­valiar as condições de mobiliário dos postos de trabalho nessa atividade por meio da elaboração de um checklist.

Após a realização do checklist, notou-se que respostas dicotômicas não atendiam aos requisitos de avaliação para alguns itens da referida norma, pois o item 2 do A­nexo II, que trata do mobiliário, traz pa­râmetros dimensionais que não consideram as diferenças antropométricas indivi­duais dos operadores. Esta constatação le­va a outro questionamento: o atendimento aos quesitos relativos ao mobiliário definidos pela NR 17 seriam suficientes para garantir as condições adequadas de trabalho? Iniciou-se a partir disso uma apurada investigação técnica, em um primeiro momento na empresa e, posteriormente, entre todos os potenciais trabalha­dores do setor na Grande Florianópolis. 

Confira o artigo completo na edição de maio da Revista Proteção            

Foto: Mapfre                      

Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Leia na Edição do Mês
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
P Curso de Higiene Ocupacional - Banner 6
P Proteção Assinatura Completa - Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação Download
Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital