Banner Bracol 1 Novembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Legal
Legal
Sistema Fiep e Ministério Público do Trabalho assinam termo de cooperação para discutir NR 12

Gelson Bampi/Agência Fiep
Data: 11/09/2015 / Fonte: Agência Fiep

Curitiba/PR - O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Gláucio Araújo de Oliveira, assinaram nesta quinta-feira (10) um termo de cooperação para elaboração de uma agenda positiva de discussões sobre a Norma Regulamentadora nº 12, do Ministério do Trabalho e Emprego. A NR 12 estabelece regras de segurança para o uso de máquinas e equipamentos e vem sendo alvo de muita polêmica em todo o país.

Pela parceria, que envolve ainda o Senai no Paraná, as instituições se comprometem a desenvolver ações conjuntas e trocar informações que possam contribuir com a revisão, adequação e cumprimento da NR 12. "Com a assinatura desse termo de cooperação, em que devemos louvar a iniciativa do procurador Gláucio Araújo de Oliveira, estamos buscando uma maneira de minimizar esse impacto e, de certa forma, transmitir ao MPT-PR aquilo que mais tem afetado o setor produtivo", disse Campagnolo. "Em normas como a NR 12, precisamos buscar um equilíbrio, trazendo segurança para o trabalhador e para o empreendedor. Com esse movimento, podemos fazer com que a questão transite de uma maneira talvez não tão danosa", completou o presidente do Sistema Fiep.

O procurador-chefe do MPT-PR também destacou a oportunidade de troca de informações como o principal benefício da cooperação entre as instituições. Segundo ele, trata-se de uma experiência inédita no país. "A intenção é criar um ambiente de diálogo, chamando empresários, autoridades e especialistas no tema para que possamos verificar qual é a realidade do estado do Paraná, dos diferentes segmentos, e tentar avançar, fazendo os devidos encaminhamentos aos órgãos competentes em Brasília para aperfeiçoamento da NR 12", justificou.

Pelo termo de cooperação, cabe à Fiep e ao Senai organizar e divulgar reuniões com os sindicatos filiados a fim de estabelecer uma agenda positiva para a elaboração de uma proposta de revisão da NR 12 e medidas de prevenção e orientação para as adequações necessárias. Já ao MPT-PR cabe propor estratégias, orientações, mecanismos e medidas de incentivo para fomentar o cumprimento da NR 12, através de palestras educacionais e audiências públicas.

Atualmente, o Sistema Fiep já promove uma série de iniciativas nessa área. Uma das principais é a oferta de consultorias do Senai para diagnosticar o atendimento da norma e propor adequações em máquinas e equipamentos das indústrias. A instituição também oferece treinamento para operadores de máquinas e equipamentos de alguns setores. Mais informações estão disponíveis no site www.sistemafiep.org.br/nrs/.


Leia mais:
Auditores Fiscais do Trabalho não querem revogação da NR 12
Sinait trabalha pela derrubada de projeto que susta a NR 12
Senador Cássio Cunha Lima retira urgência na tramitação do PDC 43/2015 - que trata da NR 12
Acidentes com máquinas causam 12 amputações e quase um óbito por dia de trabalho no país
Procurador participa de mesa sobre segurança no trabalho no Senado
Ação parlamentar em defesa da NR 12
PGT é recebido pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Legal
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital