Banner 1 - GRO - 2020
Banner 06 - Promo Circulação - Janeiro 2020 - proteção
Banner 1 - PoliUSP - Janeiro 2020
Banner 01 - Promo Circulação -  Janeiro 2020 - proteção
Banner 1 - SESI RS - 21/1 a 11/2
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias


Você está em: Noticias / Geral
Geral
UNISANTA solicita prorrogação no prazo para submissão de artigos
Data: 07/07/2016 / Fonte: Fundacentro

São Paulo/SP - A UNISANTA, parceira da Fundacentro na realização do IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário e local onde será realizado o evento, solicitou junto à Comissão Executiva que seja prorrogado o prazo para a submissão de artigos.

Por unanimidade, a Comissão Executiva, em reunião realizada na sede da Fundacentro em SP, no dia 4 (segunda), decidiu estender o prazo para o envio de artigos até o dia 9 de setembro de 2016; antes, o período previsto para o envio de artigos era até 5 de agosto de 2016.

Outras pautas foram discutidas durante a reunião, como a indicação de membros do governo para compor a Comissão Técnica, definição de apoio financeiro dos parceiros para a realização do Congresso, apresentação de planilha orçamentária da área de eventos e os parceiros para divulgação, coordenados pela Assessoria de Comunicação da Fundacentro.

Composta pelas três bancadas (governo, trabalhadores e empregadores), o representante da Comissão Executiva e Diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli, colocou que um ofício será enviado até o final do mês de julho aos futuros apoiadores do Congresso para uma previsão de gastos e custos e será apresentado em eventual reunião extraordinária para deliberar sobre a execução do Congresso.

O Presidente da Federação Nacional de Operações Portuárias (FENOP), Sérgio Aquino, presente à reunião reforçou que o debate sobre SST é fundamental e a realização do Congresso Portuário e Aquaviário na cidade de Santos é extremamente importante para promover esse debate. "É importante que o Brasil vivencie as melhores práticas mundiais". Aquino observou que com a promulgação da Lei Portuária 12.815, de 5 de junho de 2013, essas práticas mundiais foram abandonadas e isso é um fato preocupante.

Envio de trabalhos
As inscrições para submissão e posterior apresentação de trabalhos tiveram início no dia 1º de maio deste ano e terminam em 9/9/2016, tendo como temática livre os temas: Educação do Trabalhador em SST; Organização e Relações do Trabalho; Ergonomia; Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho; Comissões de Prevenção de Acidentes (CPATP, CIPA e GSSTB); Segurança em áreas críticas na atividade portuária e aquaviária; Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; Segurança com máquinas e equipamentos; Segurança no transporte, manuseio e armazenamento de produtos perigosos; Prevenção de quedas e escorregões; Organização dos materiais de estiva a bordo dos navios; Fatores determinantes nos agravos a saúde dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores aquaviários; Transformação no ambiente portuário e aquaviário desde o início da NR 29 e NR 30; Segurança e saúde na pesca; Estudo de casos: Experiências positivas e análises de riscos e de acidentes; Prevenção de grandes acidentes e ações do PAM; Segurança e saúde do trabalhador em embarcações e unidades offshore e Segurança e saúde do trabalhador portuário nas atividades relativas às operações offshore.

Histórico e objetivos do Congresso
A cidade de Santos sediou o Congresso Portuário e Aquaviário pela primeira vez no ano de 2002.
Em sua quarta edição (o terceiro realizado em outubro de 2014 em Itajaí, Santa Catarina), o evento terá como tema central o Reconhecimento de riscos nos ambientes de trabalho portuário e aquaviário - conhecer, prevenir e controlar.

Os principais objetivos do Congresso estarão voltados para a divulgação de conhecimentos e experiências sobre Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, desenvolvidos a partir da publicação e implantação da NR-29 e NR-30 e seus anexos e debater os desdobramentos a serem adotados para dar continuidade de ações no sentido de melhorar o desenvolvimento de trabalho nesses setores.

Sob coordenação técnica de Antonio Carlos Garcia Junior, Tecnologista da Fundacentro do Espírito Santo, o Congresso conta com a parceria das entidades: DFTPA/CGFIT/DEFIT/SIT, SEP/PR, DPC/MB, Ministério dos Transportes, DSAST/ MS, ABTP, ABRATEC, FENOP, TRANSPETRO, SYNDARMA, FENAVEGA, CONTTMAF, SINDMAR, FNTTAA , FNE, FENCCOVIB, FNP, SIT, ABRATEC SYNDARMA, FENAVEGA, FNTTAA, FNP.

Próximas reuniões
As próximas reuniões para tratar de detalhes do Congresso estão previstas para acontecer no dia 11 de julho na UNISANTA, com a participação da Reitora da Universidade, Sílvia Ângela Teixeira Penteado e os professores Sérgio de Moraes e Juarez Ramos da Silva, bem como o coordenador geral do Congresso, Josué Amador, Juliana Andrade Oliveira na Comissão Técnica, Robson Spinelli, diretor Técnico e Claudia Cecilia Marchiano, todos da Fundacentro.

No dia 17 de agosto de 2016, será realizada outra reunião com a Comissão Técnica por meio de videoconferência. No dia 18 de agosto, reunião com a Comissão Executiva. Para o mês de setembro, as reuniões estão marcadas para os dias 12 (Comissão Técnica), 13 (Comissão Executiva) e 14 (lançamento do Manual Técnico da NR-29, na UNISANTA.

Informações, dúvidas e esclarecimentos poderão ser obtidos junto à Secretaria Geral do Evento, pelo telefone (11) 3066.6094 e no Serviço de Eventos da Fundacentro, pelo telefone (11) 3066.6116, ou pelo e-mail: congressoportaqua2016@fundacentro.gov.br
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital