Banner 1 - SESI RS - 17 a 27 Janeiro
Banner 1 - GRO - 2020
Banner 1 - PoliUSP - Janeiro 2020
Banner 01 - Promo Circulação -  Janeiro 2020 - proteção
Banner 06 - Promo Circulação - Janeiro 2020 - proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Trabalho do marmorista é contado em publicação
Data: 20/12/2018 / Fonte: Fundacentro

São Paulo/SP - Marmorista: profissão cuja atividade é polir, lustrar, cortar ou serrar o mármore. Mas, por trás de uma definição, há um trabalho de subjetividade. Palavra que serviu para que as pesquisadoras da Fundacentro, Leila Cristina Alves e Vanda Deli de Souza Teixeira, sob coordenação de Tereza Luiza Ferreira, descobrissem o mundo subjetivo dos trabalhadores das marmorarias.

De um lado, o trabalho penoso e fatal exercido pelos marmoristas, e de outro, o mesmo trabalho que revela o transformar e o se transformar. Sentimentos de medo, baixa-estima e desmotivação que se misturam com criação, orgulho e esperança.

Compreender como os trabalhadores marmoristas lidam com esses sentimentos fez com que as pesquisadoras colocassem um olhar especial que fosse além da própria atividade, mas o de entender o significado do trabalho, a relação entre a equipe de trabalho e um espaço que fosse capaz de ouvir esses trabalhadores quanto às condições do trabalho nos ambientes das marmorarias.

Para apreender os significados dessa atividade, optou-se por uma pesquisa em que prevaleceu a não rigidez, a diversidade de técnicas e uma relação próxima entre pesquisadores e sujeitos, relatam as pesquisadoras.

Na publicação, lustradores, cortadores, serradores, acabadores, polidores, colocadores, medidores e ajudantes dão depoimentos sobre o perigo no uso das máquinas de lustração, os locais onde as refeições eram realizadas, a ausência de condições de trabalho adequadas e de proteção aos trabalhadores, como, por exemplo, no uso da chapa quente, ou pedra quente, como também relatos de dores e cansaço físico.

Outro capítulo que revela um lado penoso da profissão é o envolvimento dos marmoristas com a bebida alcóolica durante o horário de trabalho. Presente no dia-a-dia da vida desses trabalhadores, especialmente na hora do almoço, o álcool passa a ser visto como um subterfúgio para o trabalho pesado executado.

Como metodologia utilizada, o estudo consiste em uma abordagem qualitativa, descritiva, humanista e do ponto de vista do trabalhador. Foram conduzidas entrevistas individuais e com dirigentes sindicais, levantamento documental e dinâmica de grupo, como forma de aproximar os trabalhadores dos pesquisadores.

A publicação faz também um levantamento histórico da atuação do Sindicato dos Trabalhadores de Mármores e Granitos do Estado de São Paulo (Sitimagran), fundado em 14 de maio de 1907, cuja participação foi ativa para que os trabalhadores participassem da pesquisa e auxilio no fornecimento de infraestrutura.

A cartilha também relata a silicose, doença que acomete trabalhadores de marmorarias. Leia em outras matérias divulgadas pela Assessoria de Comunicação Social citações sobre sílica, silicose, poeira de sílica e marmoraria.
"Trabalho e subjetividade dos marmoristas" é uma publicação de 2018, com base em trabalho de campo realizado de janeiro a setembro de 2009.

Faça o download.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital