Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promo Dezembro 2019 - Proteção
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Trabalhadores de obra em Cuiabá aprendem como prevenir acidentes
Data: 14/07/2016 / Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região

Cuiabá/MT - Os trabalhadores que constroem uma obra na avenida Beira Rio, em Cuiabá, reservaram um tempo antes de iniciarem as atividades, nessa quarta-feira (13), para refletirem sobre a importância do trabalho seguro. Atentos às imagens chocantes de acidentes do trabalho projetadas no telão, os trabalhadores assistiram a uma palestra ministrada pela juíza do trabalho Karine Bessegato sobre a importância da prevenção aos acidentes.

Durante a palestra, os trabalhadores ouviram orientações, tiraram dúvidas e descobriram quais são os seus direitos e deveres na prevenção de acidentes. As instruções são parte das ações de conscientização do programa Trabalho Seguro, que em Mato Grosso é desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin/MT) em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra23) e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil.

Segundo a juíza, o ciclo de palestras visa conscientizar trabalhadores e empregadores sobre o tema. "Consciência de segurança é adotar um comportamento questionador antes de iniciar o trabalho. É se questionar sobre os riscos existentes na operação e como preveni-lo antes de começar o serviço", explicou.

A magistrada também enfatizou a necessidade de atenção quando da operação com maquinas e equipamentos, a importância das pausas e do descanso (baseado nos levantamentos que revelam os horários de maiores riscos de acidentes) e de se observar todas as normas de segurança interna.

A engenheira do empreendimento, Fernanda Ticianel, comemorou a parceria com a Justiça do Trabalho e garantiu que a iniciativa e essencial para conscientizar os trabalhadores de seguirem à risca as instruções de segurança e utilizarem os Equipamento de Proteção Individual (EPI). "É muito importante que eles se preocupem com isso por isso essa iniciativa do TRT é tão importante para nós", afirmou.

Desde o início de 2015 uma série de palestras está sendo feita nos maiores canteiros de obras em Cuiabá e diversas cidades do interior de Mato Grosso para difundir a ideia do trabalho seguro e prevenção de acidentes.  O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Joaquim Dias, comemorou o trabalho desenvolvido em parceria com a Justiça do Trabalho. "O sindicato é parceiro nestas ações. Para nós é fundamental a presença da Justiça do Trabalho nos canteiros de obras alertando e ensinando os trabalhadores", afirmou.

Getrin 23
O Getrin23 foi criado em 2012 e tem jurisdição em Mato Grosso, vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Em 2014, o grupo intensificou sua atuação em setores que apresentam grandes índices de acidentes de trabalho, como por exemplo, a construção civil com palestras sobre trabalho seguro, enfatizando, entre outros assuntos, a importância do uso efetivo e correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Getrin 23 é presidido pelo TRT de Mato Grosso e tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital