Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promoção - Dicionário99
Banner Bracol 1 Novembro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Sobes comemora 40 anos de ações na luta pela SST
Data: 20/07/2011 / Fonte: Redação Revista Proteção

No dia 12 de julho, a Sobes (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança) comemorou 40 anos de existência. A entidade civil, sem fins lucrativos, é a organização mais antiga de Engenharia de Segurança do Brasil.

A Sobes desempenhou um papel fundamental na regulamentação da profissão. A Portaria 3237/72 do Ministério do Trabalho, que é base da legislação que regulamenta o exercício da Engenharia de Segurança do Trabalho no país, teve como principal fonte de inspiração o trabalho da organização.

Junto com outras entidades ligadas à Prevenção de Acidentes, a Sobes participou da elaboração da base do projeto de lei 7.410 que regulamenta a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho e a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho. "A lei foi sancionada no dia 27 de novembro de 1985, data que é celebrada anualmente por estes profissionais", destaca a engenheira Marlise Matosinhos Vasconcellos, presidente da Sobes desde janeiro.

A convite do Ministério do Trabalho, a Sobes também participou de reuniões com o Departamento de Assuntos Universitários do MEC (Ministério da Educação) para determinar quais as disciplinas relativas à Engenharia de Segurança, que deveriam estar contempladas nos currículos plenos de Engenharia. O programa foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação em 1977 e trouxe mais clareza aos objetivos dessa especialização.

De acordo com a presidente da Sobes, a área de SST no Brasil evoluiu consideravelmente desde a criação da entidade. "Somos parte desta história. Ajudamos a construir este cenário atual da segurança do trabalhador. Claro que ainda há muito a se fazer, a se conquistar, mas podemos olhar para trás com orgulho", considera.

Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital