Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promo Dezembro 2019 - Proteção
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Setor da construção celebra Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Data: 26/04/2019 / Fonte: CBIC

Ao celebrar neste domingo, 28 de abril, o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, a Área de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reforça a importância da adoção da cultura de prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais, já amplamente praticada na indústria da construção e ação estratégica da entidade.

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo a qual o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho.

"Investir em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na Indústria da Construção não é custo, mas investimento", aponta o vice-presidente de Área da CBIC e presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho. A máxima vem sendo difundida em todas as reuniões técnicas e encontros do setor relacionados ao tema, além de praticada por meio de iniciativas que visam melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho nos canteiros de obras para prevenir acidentes e promover a saúde do trabalhador. "O trabalhador é o nosso maior patrimônio", diz.

Construção civil amplia ações em prol da saúde e segurança do trabalhador
A CPRT/CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, vem desenvolvendo diversas iniciativas em prol da saúde e segurança do seu trabalhador, como a realização do Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (Canpat Construção), de estudos, guias e vídeos direcionados ao tema, que mencionam a importância de se adotar medidas preventivas de SST na construção, além de ações para estimular a gestão da segurança e saúde no trabalho nas pequenas e médias empresas do setor. Além disso, está em execução estudo que indicará sistemas construtivos que podem reduzir efetivamente o número de acidentes.

"Na celebração do dia 28 de abril, a CBIC mostra todas as suas ações em relação à cultura de prevenção de acidentes, com vistas a induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro", destaca Fernando Guedes.

Serviço Social da Indústria contribui com ações sociais e de segurança e saúde do trabalho
O setor da construção também conta com o apoio de 16 Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) espalhados pelo país, que nada mais é do que as empresas de construção realizando ações sociais e de segurança e saúde do trabalho em prol dos seus trabalhadores.

Em conjunto com a CBIC, Sinduscons, Sesi e Sicepot, o Seconci Brasil também desenvolve o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) com ações conjuntas em saúde e segurança do trabalho.

No balanço de 2018, os 16 Seconcis, presentes em nove estados e no Distrito Federal, atuaram em 30 cidades e tiveram um investimento anual das empresas de R$ 100 milhões, realizando:
- Consultas médicas assistenciai - 215.003
- Consultas médicas ocupacionais - 172.571
- Consultas odontológicas - 191.871
- Exames complementares - 1.172.141
- Quantidade de vacinas aplicadas -27.422
- Atendimentos Fisioterapia e Pilates - 38.251
- Óculos e próteses fornecidos - 4.332
- Empresas atingidas com o PCMSO - 2.864
- Trabalhadores cobertos pelo PCMSO - 133.846
- Empresas atingidas com PPRA ou PCMAT - 4.542
- Trabalhadores em treinamentos de SST - 18.386

Futuro do trabalho está ligado à inovação e o tema será amplamente debatido durante o 91º Enic

As mudanças que a inovação proporcionará ao novo ambiente de trabalho também está no radar da CPRT/CBIC. "O uso de novas tecnologias não pode ser ignorado e tem de servir como ferramenta importante para que as empresas deem um salto em sua gestão de SST", ressalta Fernando Guedes, destacando que o tema, de impacto direto em SST, bem como outros também de grande importância à área serão debatidos durante o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), maior encontro nacional do setor, que será realizado de 15 a 17 de maio, no Windsor Expo Convention Center, na Barra da Tijuca. Confira! Inscrições no site.


Leia mais:
Autoridades frisam a importância da cultura de prevenção de acidentes nos ambientes de trabalho
Canpat: construção civil está entre os setores com maior risco de acidentes de trabalho
28 de abril: Anamatra chama a atenção para a necessidade da proteção da integridade da pessoa humana
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital