title='Clique aqui para ver mais sobre Banner_Promo_Expo Proteção'
banner 01 - Anuario 2017
ExpoProteção - 01
Bracol - banner 01 - AGO
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P Revista Proteção Digital Banner 4
P Revista Emergência Digital Banner 5
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
PGT: terceirização pode aumentar acidentes de trabalho
Data: 11/04/2017 / Fonte: Procuradoria Geral do Trabalho

Brasília/DF -  O procurador-geral do Trabalho,  Ronaldo Fleury, alertou nesta terça-feira (11), que a terceirização pode aumentar os acidentes de trabalho. A declaração foi feita durante o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat), dos Ministérios do Trabalho e da Saúde. "Temos que cuidar hoje dos trabalhadores como cuidamos dos jovens, pois, a terceirização irrestrita é prejudicial a eles", disse referindo-se aos dados que mostram que os terceirizados sofrem mais acidentes de trabalho do que os funcionários contratados direto, assim como recebem salários menores.

A campanha deste ano tem o tema  "Acidentes de Trabalho - Conhecer para Prevenir", em  destaca a importância do conhecimento e análise dos dados relacionados a acidentes de trabalho para que seja possível descobrir as principais causas, sua relação com o tipo de ocupação e os grupos de trabalhadores mais vulneráveis, permitindo assim a adoção de medidas de prevenção mais eficazes.

Segundo dados do governo federal, nos últimos cinco anos, uma média de 710 mil acidentes de trabalho por ano. Desses, 2,8 mil resultaram em morte, 15 mil em sequelas permanentes e  mais de 7 milhões de dias de trabalho perdidos a cada ano. Esses acidentes geram despesas anuais em torno de R$ 11 bilhões  para a previdência social.  
A cerimônia teve a participação dos ministros dos Saúde, Ricardo Barros, do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e do  presidente do Tribunal Superior Trabalho (TST), Ives Gandra Filho.  

Abril verde -  A campanha  faz parte do Abril Verde, mês dedicado também a prevenção de acidentes do trabalho, o qual o MPT tem feito ações também. A data 28 de abril foi escolhida como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A lembrança foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat).
Comentários
Andre Amaral Denuncie este comentário
A princípio sempre TIVE essa opinião sobre o aumento das Terceirizações no nosso BRASIL ; mais, gostaria de fazer uma CORREÇÃO nessa Reportagem, eu corregeria de " PGT: terceirização pode aumentar acidentes de trabalho " para " PGT: terceirização VAI aumentar acidentes de trabalho " . Eu detesto REPORTAGENS com possibilidades de suposição ; pois, o público PROFISSIONAL e pessoas com Conhecimento estão Carecas, de Saberem : que a Terceirização só vai fazer CRESCER MAIS E MAIS , os índices de ACIDENTES . E o nosso emburrecido CONGRESSO BRASILEIRO e Deputadinhos ficam ainda segurando a Mudança da NR 27, que somente contrata 01 (um) Técnico em Seg. do Trabalho para a cada 100 (cem) funcionários numa empresa dependendo do Grau e Risco. Coitadas dessas POBRES EMPRESAS , amargaram muitos Acidentes e GRANDES Indenizações nos seus Bolsos e Muitos PROCESSOS JUDICIAIS . ACORDA BRASIL ! ! !
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
AmbLegis banner6 - 08/17
Banner 06 - Abendi
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital