Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promo Dezembro 2019 - Proteção
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Pesquisador reforça a importância do engajamento popular na luta contra o amianto
Data: 23/04/2019 / Fonte: Fundacentro

Washington/Estados Unidos - O pesquisador e médico da Fundacentro, Eduardo Algranti*, destaca de forma positiva, a maneira como a sociedade civil vem se engajando em mobilizações contra o banimento do amianto. Foi o caso da 15ª. Conferência Anual Internacional de Conscientização e Prevenção do Amianto, realizada em Washington, Estados Unidos, evento que reuniu especialistas de vários países e organizada por ativistas.

Diferente de outros eventos internacionais que reúnem somente a comunidade científica, a 15ª. Conferência contou com a participação de familiares das vítimas expostas pelo cancerígeno e que relataram suas experiências durante todo o evento. "Foi um encontro muito interessante, pois reuniu não só a comunidade cientifica, mas teve um lado de ativismo social, político, conferência científica e participação de famílias", conta Algranti.

O pesquisador que esteve no evento, de 3 a 8 de abril de 2019, falou sobre as ações do Projeto Asbesto, no que se refere à recuperação de casos de doenças relacionadas ao asbesto, que, de acordo com o médico, as estatísticas no Brasil ainda são insuficientes. "Estamos explorando diversas fontes de informação em saúde para tentar vinculá-las e formar uma base de informações mais real sobre doenças", explica Algranti.

Além dos relatos e da apresentação de dados científicos, o evento teve também a exibição de 2 curtas sobre o amianto, um de produção belga e outro de produção americana. Um terceiro curta de produção colombiana não pode ser exibido, em razão da ausência do diretor, mas foi apresentado ao público um trailer do filme.

O amianto no Brasil e no mundo
Desde que o uso do amianto foi banido pelo Supremo Tribunal Federal, em novembro de 2017, a população do Brasil e de outros países estão mais conscientes sobre os perigos do mineral.

No Brasil, a atuação da Associação Brasileira do Amianto (Abrea), do Ministério Público do Trabalho, da Fundacentro e outras instituições que lutam pelo banimento do uso do mineral conseguiram mudar o cenário, mas mesmo assim, os problemas decorrentes da produção e consumo do amianto estão presentes na nossa sociedade pela enorme quantidade de amianto distribuída no país.

Em 2015, o Brasil era o terceiro maior produtor de amianto, representando 15% de toda a produção mundial. Mas, de acordo com Algranti, houve uma queda expressiva de lá para cá, em razão da diminuição do consumo, mas especialmente pela proibição pelo STF.

Atualmente, o estado de Goiás é líder em produção do amianto, cujo destino é a exportação para países como India, Indonésia, Malásia, Colômbia e México.

Como medidas futuras, o especialista destaca a necessidade de remover o passivo deixado, ou seja, estimar o dano causado no meio ambiente e organizar informações para que todo o setor da saúde possa atender pessoas afetadas. "Temos atualmente mais de 7 milhões de toneladas de fibras, produtos industrializados, caixas d´água, encanamento e materiais de demolição que formam um grande passivo ambiental, e lidar com tudo isso será um trabalho de muito fôlego", ressalta Algranti.

Nos Estados Unidos, país que sediou a conferência organizada pela Asbestos Disease Awareness Organization (Organização para a Conscientização de Doenças Relacionadas ao Asbesto), o uso do amianto é permitido para certas aplicações e incluído em políticas recentes de flexibilização do uso de produtos tóxicos da Environmental Protection Agency (EPA), o que vem preocupando a comunidade científica local.

O amianto na América Latina
Sob o título Prevention of Asbestos Exposure in Latin America within a Global Public Health Perspective, Eduardo Algranti, Juan Pablo Ramos-Bonilla, Benedetto Terracini, Vilma S. Santana, Pietro Comba, Roberto Pasetto, Agata Mazzeo, Fulvio Cavariani, Andrés Trotta e Daniela Marsili tiveram o artigo publicado na Annals of Global Health, 2019.

O artigo discute questões científicas, sócio-economicas e de conflito de interesses sobre o consumo do asbesto na América Latina, que chega a ser 10% da produção anual global.

Os autores chamam a atenção para o fato de que no Brasil, organizações não governamentais que representam os trabalhadores envolvidos com o amianto, foram decisivas para contrabalançar as inequidades e desentendimentos existentes sobre o amianto, que levaram à decisão da Suprema Corte pelo banimento.

O artigo completo poderá ser acessado no site oficial da Annals of Global Health.

Homenagem e reconhecimento
O pesquisador Eduardo Algranti foi homenageado em 2018, pela Escola Ramazzini, The Collegium Ramazzini, com sede em Bolonha, Itália, em reconhecimento às pesquisas realizadas.

Algranti recebeu o titulo de Fellow, membro de um grupo de pesquisadores que atuam na área ambiental e ocupacional em busca de conhecimentos.

A Escola Ramazzini, fundada em 1982, atua de forma independente e reúne especialistas dos mais diversos campos de atuação em saúde ocupacional e ambiental.

(*) A autorização para afastamento do pesquisador Eduardo Algranti foi publicada no Diário Oficial da União, em 27 de março de 2019.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital