P Gas Alert Maxt II | Honeywell - Banner 1
P UVEX Carbonvision Honeywell  - Banner 1
P Cealag Cursos banner 1
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Produtos & Serviços
    Sipats
    Últimas Notícias
P Similar Banner 4
P Nova Loja Virtual SST - Banner 5
P Fotos Redes Sociais - Banner 5
P NN Eventos - Banner 5
P Links Interessantes Banner 5
P SuperGuiaNet Máscara Facial - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Operadores de raios-x receberão proteção contra radiação ionizante
Data: 04/05/2012 / Fonte: PRT 21ª Região/RN

Natal/RN- O raio-x é comumente utilizado em exames para o tratamento de várias doenças. Apesar de sua utilidade medicinal, quando mal utilizada, a radiação ionizante dos raios-x pode causar, entre outros problemas, danos à cadeia de DNA, a má formação fetal, o surgimento de câncer e outras doenças graves. 

Com o objetivo de prevenir danos à saúde de seus operadores de raio-x, empresa de exames odontológicos da capital potiguar assinou Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho com o objetivo de adotar procedimentos de segurança e saúde. 

A empresa deverá, entre outras medidas, elaborar Plano de Proteção Radiológica com base na Norma Regulamentadora n.º 32 do Ministério do Trabalho e Emprego. O Plano deve estabelecer que o trabalhador será mantido na área de risco radiológico o menor tempo possível e apenas durante a realização do procedimento e a uma distância de, pelo menos, dois metros de distância do emissor de raios, não poderá segurar o filme durante o exame, salvo assistência indispensável ao paciente e mediante o uso de equipamento de proteção adequado.  

O trabalhador também deverá ter conhecimento dos riscos associados ao seu trabalho, devendo ser capacitado antes do início da prestação de serviços. Os equipamentos de proteção individual - EPIs e o dosímetro de radiação individual devem ser fornecidos de forma gratuita e em perfeitas condições. Seu uso deve ser fiscalizado pelo empregador.

Na hipótese de exposição inadequada, o trabalhador deverá ser submetido a exames que analisem a eventual contaminação. O acidente, além de outros dados e ocorrências, deverão ser devidamente anotados no registro individual de cada trabalhador. 

Os efeitos danosos da radiação ionizante podem demorar anos para se manifestarem. Estudos realizados no Japão mostraram que somente após sete anos da detonação das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki teve-se um pico de mortes por leucemia e outros tipos de câncer. Entretanto, este tempo pode ser estendido em até cinco décadas, dependendo das características físicas da vítima e do período e grau de exposição à radiação. 

Denúncias sobre insegurança no meio ambiente de trabalho podem ser realizadas nas unidades do MPT/RN nas cidades de Natal/RN, Mossoró/RN e Caicó/RN. Maiores informações no telefone 4006-2800.

Comentários
Paulo Roberto Denuncie este comentário
Não acredito que ainda exista esta condição nestas atividades com radiações ionizantes no BRASIL neste segmento industrial de saúde, Será que por falta de conhecimento ou negligência? NÃO TEM como desenvolver esta atividade se proteção específica com EPIs, com barreiaras isoladoras anti-radiações, com controle ocupacional médico de carga de trabalho dentro do LT no valor da fonte estabelecida pelo CNEN. Este operador deve ter monitoramente de doses recebidas e controladas. Deve ter curso e treinamento específico, deve ser credenciado e autorizado pelo ógão compentente, bem como a entidade (PJ) ou liberal, ter as licenças e acompanhamentos. Ter programas de proteção e controle radiológicos estabelecidos em leis e normas técnicas. Deve ter a anuência do CNEN e por ai vai... estou surpreso.
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
P Curso de Higiene Ocupacional - Banner 6
P Prevenor 2014 - Banner 6
P Proteção Assinatura Completa - Banner 6
P Cadastre-se Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação Download
Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital