P PrevenRio 2014 - Banner 1
P Gas Alert Maxt II | Honeywell - Banner 1
P UVEX Carbonvision Honeywell  - Banner 1
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Produtos & Serviços
    Sipats
    Últimas Notícias
P Banner desconto assinante Proteção Banner 4
P Fotos Redes Sociais - Banner 5
P SuperGuiaNet Máscara Facial - Banner 5
P Nova Loja Virtual SST - Banner 5
P NN Eventos - Banner 5
P Prevenor 2014 - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
MTE lança manual sobre a NR 35
Data: 04/07/2012 / Fonte: Redação Revista Proteção

O Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizou nesta semana para download, em sua página na Internet, o Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação da Norma Regulamentadora nº 35, sobre Trabalho em Altura. A NR 35 foi aprovada pela Portaria nº 313, de 23 de março, e publicada no Diário Oficial da União de 27 de março.

A norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com a atividade.

O manual desenvolvido pelo GTT (Grupo de Trabalho Tripartite) visa auxiliar a fiscalização dos Auditores Fiscais do Trabalho e também reforçar sobre as determinações previstas na Norma Regulamentadora nº 35 que devem ser aplicadas pelos empregadores e trabalhadores. Busca, ainda, esclarecer os aspectos da gestão de Segurança e Saúde do Trabalho para todas as atividades realizadas em altura.

Para ler o manual na íntegra, clique aqui.

Foto: Arquivo

Leia também
NR 35 prevê planejamento e gestão do Trabalho em Altura 
MTE aprova NR 35 para Trabalho em Altura
MTE prepara Norma Regulamentadora 35

Comentários
Jose Carlos Cardoso dos Santos Denuncie este comentário
É muito bom esta sempre atualizado na N.R para que possamos trabalhar com mais atualizações e responsabilidades, gostei muito da N.R 35 muito eficaz ..........
leandro silva Denuncie este comentário
como faço para compra a vista.
Helkson Monteiro de Almeida Denuncie este comentário
Todo conhecimento e sabedoria nessa nova Nr. é muito bem vindo assim como diz em Próverbios cap: 3 vec:7 A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. será de grande valia para todos nós técnicos em segurança preservar a vida de nossos, amigos e companheiros de trabalho com mas essa ferramenta de trabalho, no combete incansavel contra o mal que é o acidente de trabalho.
SUZANA SANTOS PASSOS Denuncie este comentário
COMO FICA A REGULAMENTAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE TRABALHA COMO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO?
JÁ ESTA REGULAMENTADO?
QUAL A PERSPECTÍVICA DESTES PROFISSIONAIS?

AT..
SUZANA
gileno ribeiro carneiro Denuncie este comentário
gostei, essa nr foi criada principalmente quando, se fala de segurança eu adimiro muinto pessoas que salvão vidas.
ÉRIKA GOMES. Denuncie este comentário
Nosso país sem dúvida sai ganhando com a aprovação da NR 35, que abrange um fator onde se elevou bastante o número de acidentes.
Caroline Santos Denuncie este comentário
Nós TST nos deparamos muitas vezes com condeduções (o famoso "achismo") no ambiente de trabalho, e esse manual vem trazendo a devida explicação para as duvidas do dia a dia, mostrando como o MTE esta empenhado em simplificar aos profissionais da area e tambem a uma pessoal leiga que venha a ler a NR 35, porque com trabalho em altura não podemos nos dar ao luxo de deduzir, é uma atividade de risco e deve ter todo o cuidado possivel, diante varios acidentes graves e fatais ocorridos ao longo de anos.
rosilda mota Denuncie este comentário
Como sempre ganhamos reforço para nossa profissão a NR-35 veio agregar conhecimentos e assim ajudar a diminuir os acidentes do trabalho em alturas, pois e muito triste perder colaborador nesse tipo de acidente geralmente e fatal.
ROGERIO GODOY PRINCIOTTI Denuncie este comentário
TENHO UMA EMPRESA DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE E FIQUEI MUITO PREOCUPADO COM A PARTE QUE TRATA DO RESGATE E SALVAMENTO EM TRABALHO EM ALTURA, PARA REALIZAR TREINAMENTO É NECESSÁRIO MUITA EXPERIÊNCIA. NAS 08 HORAS DE CURSO O TREINAMENTO PREVÊ NOÇÕES EM TÉCNICAS DE RESGATE..
35.3.2 NO ITEM - g) Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
35.6.1.1 A equipe pode ser própria, externa ou composta pelos próprios trabalhadores que executam o trabalho em altura, em função das características das atividades.
Entende-se por equipe própria aquela composta por trabalhadores da empresa.
A equipe externa pode ser pública ou privada. A pública pode ser formada pelo corpo de Bombeiros, defesa civil, SAMU ou correlatos.
A equipe privada pode ser formada por profissionais capacitados em emergência e salvamento.
Em algumas situações a equipe poderá ser formada pelos próprios trabalhadores que exercem trabalhos em altura, conforme definido no plano de emergências e em função das circunstâncias que envolvem as atividades. Os trabalhadores deverão estar capacitados a realizar salvamentos de emergência, resgate e inclusive o auto resgate, quando possível ou viável.
IMPORTANTE PERCEBER QUE O O CONJUNTO DE MEDIDAS DA NORMA É QUE VÃO MINIMIZAR O RISCO, QUANTO AO PREPARO PARA O AUTO RESGATE SOMENTE SE FOR VIÁVEL PARA NÃO POTENCIALIZAR O RISCO A VÍTIMA.
PARABÉNS PELO MANUAL.
Eli Almeida Denuncie este comentário
O setor prevencionista brasileiro ganha, sem dúvida alguma, uma excelente ferramenta de controle, tanto para as pessoas, quanto para seus postos de trabalho, neste caso, atividades realizadas em altura. É um salto, bastante grande, que damos na prevenção dos trabalhadores, na maneira de cuidar das pessoas neste segmento ocupacional. O mundo do trabalho evolui, não poderíamos permanecer com uma NR - Norma Regulamentadora arcaica, caso da NR 12, que tratava resumidamente esta problemática. Podemos definir que a NR 35 é um inicio de um novo jeito de se fazer gestão de segurança e saúde ocupacional no Brasil. Esperamos que de agora em diante, nós profissionais de segurança do trabalho, empresários, trabalhadores e governo conseguimos mudar o rumo da história de lesões sérias e até fatais em atividades executadas em altura em nosso país.
Paulo Chaves Denuncie este comentário
Os trabalhos em altura são executados cotidianamente em nossas empresa, inclusive pelo pesoal da limpeza quando do limpamente de marquises. Além, da jardinagem, no aparo das árvores que enfeitam nossas organizações. É imprescindível a leitura atenta da NR, e agora do manual, para a segurança dos trabalhadores envolvidos nas tarefas descritas.
Eli Almeida Denuncie este comentário
Peço perdão aos colegas leitores e ao pessoal da PROTEÇÃO pelo equívoco cometido em meu comentário sobre a NR 35. Citei a NR 12, no terceiro parágrafo do meu texto, "caso da NR 12", quando na verdade é a NR 18.
MARCELLO MITTERMAYER Denuncie este comentário
Percebe-se da preocupação com os trabalhos em altura e esta é muito importante, discordo com o colega que cita que a equipe externa seja de Bombeiros e/ou Agentes da defesa cívil, pois sua ótica é focada no salvamento (falo com conecimento de causa, pois tenho 28 anos de corporação e tenho curso de salvamento em altura), apenas acho que os bomberios possuem a técnica e tem habilidade na área em situações de emergências a qual a NR refere, mas a figura do Técnico em segurança do trabalho, é primordial no treinamento pois possuimos a visão do trabalho realizado com segurança.
Edilsn O.Batista Denuncie este comentário
Eu,como futuro técnico vejo essa,nova nr:35;como um meio espersifico em nossa área técnica dentro do futuro proximo provavelmente estarei aplicando no meu local de trabalho.só espero que todos teham um bom aproveito colocando em pratica tudo que é de melhor para nossa segurança e do nosso proximo! Data:21/09/12 Às 18:00;hs.
Edilson Oliveira Batista Denuncie este comentário
Eu,vejo no meu parecer Técnico essa nova nr.35 como um meio de grande valor na segurança e na vida de qualquer Brasileiro.desde um simples trabalho domestico pode ocorrer um incidente.
jJosé Henrique Fernandes Denuncie este comentário
Mão li mas tenho certeza que vai contribuir muito no sentido de amenizar bastante o numero de
acidente do trabalho.mãos à Obra Senhores Técnicos OBRIGADO.
Uanderson Lobo Denuncie este comentário
Excelente, Estava faltando uma norma que permita a gestão de trabalhos criticos como são os trabalhos em alturas que tem pessoas sobre andaimes, em estruturas, atividades em projetos e operações esta norma vem reforça para nós os trabalhos de formiguinha que fazemos nas áreas de trabalhos onde todos os dias estamos salvando vidas. Muito Bom.
Marialice Silverio Denuncie este comentário
Pois bem, a NR 35 é uma norma importantíssima, já que valoriza o treinamento do trabalhador que atua em alturas, isto posto, é obrigatoriedade do empregador conscientizar e disponibilizar de todos os meios de segurança buscando minimizar acidentes de quedas em alturas.
Diones Gonçalves Denuncie este comentário
Tenho certeza que a Nr deve colaborar muito para realização desse tipo de serviço com segurança
e com os procedimentos adequados.
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
P Curso de Higiene Ocupacional - Banner 6
P Proteção Assinatura Completa - Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação Download
Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital