Banner_assinatura
Banner 01 - Vulcabras - Fevereiro
Banner 1 - LCS Informática
Banner 01 - Marluvas - Março
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Investir em ergonomia aumenta a produtividade e reduz custos
Data: 20/02/2011 / Fonte: odiario.com

Dados da Previdência Social mostram que cerca de 90% dos trabalhadores que se afastam por algum benefício são por doenças osteomusculares e sofrimento mental.

Atualmente as empresas têm em seu quadro um grande contigente de pessoas se afastando por esses problemas.

A ferramenta para resolver esse problema é a ergonomia, pois é a ciência que estuda e analisa os fatores de risco que causam as doenças osteomusculares e sofrimento mental.

O grande problema nas empresas é a falta de organização do trabalho, a má gestão que não observa o esforço físico, a repetitividade, as más posturas, metas inatingíveis, entre outros.

Os benefícios da ergonomia são: prevenção de acidentes do trabalho, prevenção de doenças ocupacionais, melhoraria das condições de trabalho, evitar o erro humano, promover a integridade física e psicológica, melhorar a integração, aumentar a produtividade nas empresas e reduzir custos.

Saiba mais
Um laudo ergonômico também resguarda a empresa contra ações judiciais e indenizatórias.

As empresas e instituições que empregam pessoas são obrigadas a ter uma análise ergonômica do trabalho, nos padrões indicados pela legislação. Na ausência desse trabalho, as empresas podem ser multadas.

Existem órgãos fiscalizadores que podem cobrar este documento, como a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o Ministério Público do Trabalho (MPT), sindicatos trabalhistas, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), além de associações de classe.

Comentários
Raniere Vasconcelos Denuncie este comentário
Hoje em dia é comum encontrarmos profissionais que dispôem de serviços para elaboração dos Laudos Ergonômicos. Os laudos facilitam na análise dos ambientes de trabalho e podem trazer informações importantes, para que as empresas possam sanar os problemas e evitar constrangimentos com o colaborador, seja com o afastamento do mesmo, ou inclusive ações trabalhistas.
http://brtstnews@blogspot.com
Oales Fabiano Denuncie este comentário
Qual é a norma, portaria, lei que obriga as empresas a fazerem o laudo ergonômico???
Ademir S. Silva Denuncie este comentário
Ergonomia é uma ciência que aplicada de forma correta pode trazer grandes benefícios para as empresas, além de evitar uma série de prejuízos com ausências ao trabalho, multas e processos trabalhistas. Porém, nem sempre os empregadores enxergam desta forma sempre pensando em custos e formas de redução cada vez maior dos custos da empresa.
Acho que a fiscalização das empresas em torno da Ergonomia, bem como das modificações ergonômicas sugeridas nos Laudos e Análises Técnicas deveria ser mais efetiva. Conheço diversas empresas que nunca fizeram uma análise ergonômica do seu local de trabalho o que gera um descumprimento a legislação de segurança e saúde do trabalho e outras que já fizeram, mas o arquivaram simplesmente, não sendo cobrada de forma alguma pela legislação por isso.

Falta seriedade e apoio dos órgãos públicos para o cumprimento da legislação de segurança e saúde do trabalho.


Ademir S. Silva
Técnico de Seg. do Trabalho
Especializado em Ergonomia Ocupacional
www.ademirseguracaesaudedotrabalho.blogspot.com
Ana Paula Prado Denuncie este comentário
Ola! Me chamo Ana Paula tenho 17 anos e sou aluna do curso técnico de secretariado da Etec de Itanhaém estou no 3º ciclo e estou realizando meu trabalho de conclusão de curso mais conhecido como TCC cujo o tema é "Doenças físicas e psicológicas contraídas através do mau comportamento dos secretários (as) no ambiente de trabalho no município de Itanhaém" e gostaria da ajuda de vocês sobre o meu tema quaisquer informações que forem úteis para o meu tema gostaria que me enviassem por favor agradeço desde de já pela atenção muito obrigada.
Meu e-mail é aninha-prado@hotmail.com.
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital