USP banner 01 - MAI - JUN
Bracol - banner 01 - JUN
Delta Plus - Diamonddv - banner 01 - junho
ExpoProteção - 01
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P Revista Proteção Digital Banner 4
P Revista Emergência Digital Banner 5
P Links Interessantes Banner 5
Banner - 5 - Blog Segurança do Trabalho
P Fotos Redes Sociais - Banner 5
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Fundacentro: capacitação em SST para 1.200 auditores fiscais

Divulgação/Ministério do Trabalho
Data: 19/06/2017 / Fonte: Ministério do Trabalho

São Paulo/SP - A Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Saúde e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em parceria com o Ministério do Trabalho, está desenvolvendo um curso de especialização em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para auditores fiscais. O plano de qualificação prevê 360 horas aula, ministrado na modalidade semipresencial, e por essa razão o programa terá abrangência nacional. Cerca de 1200 profissionais serão contemplados, sendo 120 qualificados ao ano.

"Os auditores fiscais desenvolvem um trabalho muito importante para o país desde a fiscalização das condições de trabalho à prevenção de doenças e acidentes laborais. A capacitação desses profissionais em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) dará subsídio à intensificação deste trabalho", disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
No próximo dia 4 de julho, em São Paulo (SP), será realizada uma reunião entre a Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (ENIT) e a Fundacentro, para definição de datas de inscrição, conteúdo programático e a logística do curso. As aulas serão ministradas pelo corpo técnico da fundação, composto por pesquisadores da área de SST.

A Fundacentro é conhecida como a "Casa do Saber" em segurança, saúde e medicina do trabalho. Ao longo dos 51 anos de histórias desenvolveu inúmeros programas e estudos que serviram de base para leis e normas de regulamentação do trabalho. O presidente da fundação, Paulo Arsego, explica um pouco do trabalho desenvolvido: "Nosso trabalho se dá no estudo para a prevenção de doenças. Nosso papel é a pesquisa para evitar a doença do trabalhador", ressalta Arsego.

A partir da implementação de estudos e pesquisas na prevenção a acidentes, afere-se como resultado a redução de custos de empresas, do Governo e das famílias. "O trabalho de prevenção reduz o número de afastamentos do trabalho, diminuindo os custos de reposição de força de trabalho, o pagamento de benefícios, e os gastos das famílias com a recuperação do acidentado", afirma Arsego.

Isso ocorre devido à diminuição de afastamentos por doença, redução os custos da família que não precisará arcar com a recuperação e restabelecimento da saúde do trabalhador e redução de gastos para o governo, devido à diminuição de concessões de benefícios para afastamento para trato de doenças.

Proeduc - A Fundacentro conduz, a partir de educadoras da fundação e do Centro Técnico Nacional (CTN), o Programa Nacional de Educação em Segurança e Saúde do Trabalhador (Proeduc), que tem por missão difundir conhecimentos a partir de processos educativos em Segurança e Saúde do Trabalhador (SST). Uma das linhas de atuação do programa é a promoção de cursos e eventos, destinados à capacitação de profissionais e estudantes em SST.

O Proeduc abarca 21 projetos desenvolvidos no âmbito da fundação. Dentre eles destacam-se estudos em neurociência aplicados em SST; Impactos do trabalho em docência, no qual são abordadas questões como doenças atribuídas à atividade e a violência sofrida por estes profissionais; e uma parceria desenvolvida junto ao Ministério da Educação, na qual são incluídos, na base curricular, conteúdos educativos de prevenção a acidentes de trabalho e segurança do trabalhador.

Aplicativo SST Fácil - Um dos projetos do Proeduc é voltado para a educação por meio de novas tecnologias. Este projeto desenvolveu o aplicativo para smartphones SST Fácil. A ferramenta possibilita o aprendizado em Saúde e Segurança do Trabalho e já conta com mais de 10 mil downloads.

O aplicativo é um jogo de perguntas e respostas e por meio dele é possível a aprendizagem introdutória de conteúdos educativos básicos em SST. Além disso, há categorias específicas para jovens aprendizes, transportes, ergonomia, segurança química e segurança em laboratórios. O SST Fácil está disponível, de maneira gratuita nas plataformas Android e IOS.

História - A Fundacentro, criada em 1966, nasceu da preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho em todo o país. O Governo federal, em ação conjunta com a Organização internacional do Trabalgo (OIT), iniciou na instituição o processo de gestão de estudos e avaliações dos problemas para apontar soluções que viessem a mudar este preocupante quadro.

A partir de 1974, a fundação foi vinculada ao Ministério do Trabalho. Com atividades iniciadas no estado de São Paulo, hoje a Fundacentro está presente em 12 estados da federação e no Distrito Federal, e suas atividades também estão presentes nos estados onde não há sede.

Por meio de seus programas de estudos e pesquisas, a Fundacentro é referência em saúde e segurança do trabalho na América Latina. É ainda colaboradora da Organização mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Comentários
DAVID COELHO SANTIS Denuncie este comentário
Esta capacitação deveria se estender não unicamente aos auditores fiscais do trabalho e sim a todos profissionais da área.
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
AmbLegis banner6 - 06/17
banner 06 - Anuario 2017
Banner 6 Mavaro - 02
Banner 06 - DANNY - JUN
ExpoProteção - 06
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital