Banner 01 -RL USP Outubro
Banner 01 - Poli USP Outubro
banner 01 - Anuario 2017
Bracol - banner 01 - OUT
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P Revista Proteção Digital Banner 4
P NN Eventos - Banner 5
P Revista Emergência Digital Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Fundacentro: capacitação em SST para 1.200 auditores fiscais

Divulgação/Ministério do Trabalho
Data: 19/06/2017 / Fonte: Ministério do Trabalho

São Paulo/SP - A Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Saúde e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em parceria com o Ministério do Trabalho, está desenvolvendo um curso de especialização em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para auditores fiscais. O plano de qualificação prevê 360 horas aula, ministrado na modalidade semipresencial, e por essa razão o programa terá abrangência nacional. Cerca de 1200 profissionais serão contemplados, sendo 120 qualificados ao ano.

"Os auditores fiscais desenvolvem um trabalho muito importante para o país desde a fiscalização das condições de trabalho à prevenção de doenças e acidentes laborais. A capacitação desses profissionais em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) dará subsídio à intensificação deste trabalho", disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
No próximo dia 4 de julho, em São Paulo (SP), será realizada uma reunião entre a Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (ENIT) e a Fundacentro, para definição de datas de inscrição, conteúdo programático e a logística do curso. As aulas serão ministradas pelo corpo técnico da fundação, composto por pesquisadores da área de SST.

A Fundacentro é conhecida como a "Casa do Saber" em segurança, saúde e medicina do trabalho. Ao longo dos 51 anos de histórias desenvolveu inúmeros programas e estudos que serviram de base para leis e normas de regulamentação do trabalho. O presidente da fundação, Paulo Arsego, explica um pouco do trabalho desenvolvido: "Nosso trabalho se dá no estudo para a prevenção de doenças. Nosso papel é a pesquisa para evitar a doença do trabalhador", ressalta Arsego.

A partir da implementação de estudos e pesquisas na prevenção a acidentes, afere-se como resultado a redução de custos de empresas, do Governo e das famílias. "O trabalho de prevenção reduz o número de afastamentos do trabalho, diminuindo os custos de reposição de força de trabalho, o pagamento de benefícios, e os gastos das famílias com a recuperação do acidentado", afirma Arsego.

Isso ocorre devido à diminuição de afastamentos por doença, redução os custos da família que não precisará arcar com a recuperação e restabelecimento da saúde do trabalhador e redução de gastos para o governo, devido à diminuição de concessões de benefícios para afastamento para trato de doenças.

Proeduc - A Fundacentro conduz, a partir de educadoras da fundação e do Centro Técnico Nacional (CTN), o Programa Nacional de Educação em Segurança e Saúde do Trabalhador (Proeduc), que tem por missão difundir conhecimentos a partir de processos educativos em Segurança e Saúde do Trabalhador (SST). Uma das linhas de atuação do programa é a promoção de cursos e eventos, destinados à capacitação de profissionais e estudantes em SST.

O Proeduc abarca 21 projetos desenvolvidos no âmbito da fundação. Dentre eles destacam-se estudos em neurociência aplicados em SST; Impactos do trabalho em docência, no qual são abordadas questões como doenças atribuídas à atividade e a violência sofrida por estes profissionais; e uma parceria desenvolvida junto ao Ministério da Educação, na qual são incluídos, na base curricular, conteúdos educativos de prevenção a acidentes de trabalho e segurança do trabalhador.

Aplicativo SST Fácil - Um dos projetos do Proeduc é voltado para a educação por meio de novas tecnologias. Este projeto desenvolveu o aplicativo para smartphones SST Fácil. A ferramenta possibilita o aprendizado em Saúde e Segurança do Trabalho e já conta com mais de 10 mil downloads.

O aplicativo é um jogo de perguntas e respostas e por meio dele é possível a aprendizagem introdutória de conteúdos educativos básicos em SST. Além disso, há categorias específicas para jovens aprendizes, transportes, ergonomia, segurança química e segurança em laboratórios. O SST Fácil está disponível, de maneira gratuita nas plataformas Android e IOS.

História - A Fundacentro, criada em 1966, nasceu da preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho em todo o país. O Governo federal, em ação conjunta com a Organização internacional do Trabalgo (OIT), iniciou na instituição o processo de gestão de estudos e avaliações dos problemas para apontar soluções que viessem a mudar este preocupante quadro.

A partir de 1974, a fundação foi vinculada ao Ministério do Trabalho. Com atividades iniciadas no estado de São Paulo, hoje a Fundacentro está presente em 12 estados da federação e no Distrito Federal, e suas atividades também estão presentes nos estados onde não há sede.

Por meio de seus programas de estudos e pesquisas, a Fundacentro é referência em saúde e segurança do trabalho na América Latina. É ainda colaboradora da Organização mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Comentários
DAVID COELHO SANTIS Denuncie este comentário
Esta capacitação deveria se estender não unicamente aos auditores fiscais do trabalho e sim a todos profissionais da área.
JOÃO GILBERTO FOLTRAN Denuncie este comentário
Gostaria de poder participar desse curso preparatório para auditores, porém não sou auditor.
Antonio Jose Oliveira Rodrigues Denuncie este comentário
Porque não, pensar em estender esta mesma especialização aos técnicos com nível superior. na região Norte (BELÉM/PA)
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
AmbLegis banner6 - 10/17
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital