Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner Bracol 1 Novembro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Empresas recebem selo por respeito ao trabalhador da cana-de-açúcar
Data: 14/06/2012 / Fonte: Agência Brasil

Brasília/DF- Por cumprir boas práticas de respeito aos trabalhadores do setor canavieiro, 169 empresas sucroenergéticas receberam o selo Empresa Compromissada em cerimônia, hoje (14), no Palácio do Planalto. As boas práticas estão definidas no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar, firmado em 2009 entre governo federal, empresários e entidades de trabalhadores. A presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia.

Entre os itens do compromisso estão o fornecimento de transporte seguro e grátis aos trabalhadores, a contratação direta, eliminando a figura do atravessador (conhecido como "gato"), e a garantia de local adequado para a alimentação e fornecimento de recipiente térmico (marmita), para conservar a temperatura da refeição.

A garantia do acesso das entidades sindicais ao local de trabalho dos cortadores de cana-de-açúcar para verificar as condições de trabalho é outro item do compromisso.

O ex-cortador de cana e atual secretário de Assalariados Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antônio Lucas, comemorou os avanços trazidos pelo incentivo à melhoria das condições de trabalho no setor.

"Evoluímos, sou da época em que o cortador de cana era transportado no mesmo caminhão que se carregava a cana. Hoje temos ônibus, cartão de horário. Antes se encontrava trabalho infantil e hoje podemos afirmar que não tem mais. Meu pai, eu e meu irmão trabalhávamos no corte de cana e só meu pai tinha carteira assinada, hoje todos têm carteira assinada e direitos garantidos", contou.

A presidenta Dilma Rousseff também destacou o êxito do compromisso. "Estamos dando um passo no sentido de mostrar que é possível, sim, produzir energia limpa fazendo um processo de inclusão social no qual o direito dos trabalhadores adquire papel de destaque."

A adesão das empresas do setor sucroenergético ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-açúcar é voluntária. Após a adesão, elas recebem visitas para verificar o cumprimento das boas práticas estabelecidas e são selecionadas as que estão aptas a receber o selo Empresa Compromissada. Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, há 300 empresas do setor no país. Dessas, 250 aderiram ao compromisso e 169 receberam hoje o selo.

Carvalho informou que há um compromisso de boas práticas já em andamento para a área da construção civil e que a meta, agora, é iniciar as discussões com a indústria têxtil.

Foto: ABr

Comentários
Iara Denuncie este comentário
Cada vez mais empresas brasileiras estão aderindo à gestão integrada de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, o que é ótimo para o trabalhador que tem uma melhor qualidade de vida no trabalho e fora dele.
No entanto, por questões humanitárias e também econômicas, o governo brasileiro deveria criar barreiras na importação de produtos de empresas que sabidamente não se preocupam com seu operário, que vivem literalmente para o trabalho, com excesso de horas-extras e consequentemente, acidentes e doenças do trabalho.
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital