title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Promo Dezembro 2019 - Proteção
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Em MG, Fundacentro discute incidência dos transtornos mentais entre trabalhadores
Data: 27/09/2019 / Fonte: Fundacentro

Belo Horizonte/MG - A Fundacentro (Centro Regional de Minas Gerais) realizou o evento "Trabalho & Saúde: Contribuições das Ciências da Saúde à Saúde Mental dos (as) Trabalhadores (as)" nos dias 24 e 25 de setembro. O objetivo é contribuir para o aprimoramento de informações e dados sobre a incidência dos transtornos mentais no mundo do trabalho, debatendo estratégias de aprimoramento de políticas públicas de prevenção e promoção nessa área.

A atividade, coordenada pela tecnologista e doutora em Serviço Social Maria do Rosário Sampaio, foi a primeira que ocorreu após a posse da nova chefe da unidade regional, Ana Paula Rocha, nomeada em 12 de setembro, pela Portaria n° 299. Advogada e conselheira seccional da OAB/MG, ela foi assessora jurídica na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Assembleia Legislativa do Estado.

"Nós fizemos ciclos de debates e oficinas de trabalho com o objetivo de discutir como o universo e as relações de trabalho influenciam e causam impacto na saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras, considerando que os casos de depressão, surtos de pânico e outros têm se tornado bastante comum na nossa sociedade", afirma Ana Paula.

Dados da Organização Mundial da Saúde - OMS apontam para a existência de 11,5 milhões de pessoas com depressão e 18,6 milhões com distúrbios relacionados à ansiedade no Brasil. Para refletir sobre a relação desses adoecimentos com o trabalho, criou-se um grupo de pesquisa interinstitucional, que realiza o ciclo de debates e oficinas na Fundacentro. "Nós sabemos que o trabalho impacta diretamente nisso, uma vez que a pessoa passa a maior parte do seu tempo no universo do trabalho", completa a chefe da Fundacentro/MG.

O evento buscou discutir os avanços tecnológicos que impactam a centralidade social do trabalho contemporâneo e perspectivas para o Brasil. Também estimulou, entre participantes, a incorporação da categoria trabalho como organizador da vida social. É essencial a valorização das determinações do trabalho na saúde dos trabalhadores usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde - SUS. Questões como gerenciamento da produção digital (4.0), dor psíquica, práticas e abordagens psiquiátricas, parcerias multidisciplinares e desenvolvimento de pesquisas quanti-qualitativas sobre sofrimento mental estiveram em debate.

Para tanto, a conferência de abertura teve como tema "Trabalho e Tecnologia: Sociedade Digital e Perspectivas para o Brasil", seguida de debate e a oficina "Trabalho e Saúde: Contribuições da Clínica da Atividade". Ainda no primeiro dia do evento foram discutidos "O Processo de Trabalho nos Currículos dos Cursos de Ciências da Saúde: Psiquiatria e Psicologia" e estudos de casos sobre trabalho e saúde mental em Minas Gerais.

No segundo dia, a temática foi "O Mal-Estar Contemporâneo: a Dor Psíquica em Questão e Políticas Públicas para a Saúde Mental". No encerramento, houve a formação de grupos de trabalho para discutir: "Avanços tecnológicos e Transtornos mentais: Formulação e debate de propostas às políticas públicas para a saúde mental dos (as) trabalhadores (as)".

"Nós tivemos contribuições importantes, conversando sobre a questão da sociedade digital, questões filosóficas, questões da psicanálise, questões da psicologia, questões das contradições que os trabalhadores enfrentam diante, às vezes, de regras que são incompatíveis com as outras dentro do universo do trabalho", finaliza Ana Paula Rocha.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital