Banner Bracol 1 Novembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promoção - Dicionário99
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Divulgados os vencedores da etapa nacional da 5ª edição do Prêmio MPT na Escola
Data: 15/10/2019 / Fonte: Procuradoria Geral do Trabalho

Brasília/DF - Comissão julgadora da 5ª edição do Prêmio MPT na Escola selecionou os vencedores da etapa nacional do concurso, iniciativa do Ministério Público do Trabalho MPT que premia trabalhos de crianças e adolescentes sobre temas relacionados à atuação da instituição. Com foco nos temas "combate ao trabalho infantil" e "aprendizagem profissional, o prêmio deste ano abrangeu cinco categorias e contou com a participação de alunos do ensino fundamental de nove estados. A ação é uma parceria entre o MPT, por meio de sua coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e as secretarias municipais de educação.

Para a procuradora do MPT e gerente nacional do projeto "Resgate a infância", Cândice Gabriela Arosio, o objetivo de suscitar o debate nas escolas foi atingido. "A grande ênfase é fazer com que este tema chegue na ponta. Então, o principal objetivo foi alcançado", declara. "E, pela qualidade dos trabalhos, podemos ver que os alunos estão realmente aprendendo e refletindo sobre os temas do combate ao trabalho infantil e da aprendizagem profissional", completa a procuradora. Os primeiros colocados receberão um tablet e terão custeadas a viagem para a solenidade de premiação no próximo dia 3 de dezembro, em Brasília.

A coordenadora nacional da Coordinfância, Ana Maria Villa Real, também reforça a importância do projeto. "Ao levar o tema do correto enfrentamento do trabalho infantil para o ambiente escolar, consegue-se atribuir um efeito expansivo ao debate nos ambientes familiares e comunitários, dando-se a devida importância e visibilidade à temática", diz a coordenadora. "Sem contar o trabalho de conscientização e empoderamento que é feito com as crianças e adolescentes, não só sobre os seus direitos, mas também acerca dos deveres e responsabilidade do Estado, da família e da sociedade para com a infância, a adolescência e a juventude", acrescenta.

Acesse aqui o resultado do prêmio

Regras - O prêmio "MPT na Escola" é realizado em três etapas: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, as escolas participantes submetem à secretaria municipal de educação os trabalhos de seus alunos. Nesta fase, a seleção é realizada pelo governo do município. Já na etapa estadual, as secretarias municipais de educação inscrevem os trabalhos vencedores, e a seleção dos melhores de cada estado fica a cargo da Coordinfância regional. Por fim, os primeiros lugares de cada estado competem na seleção dos vencedores nacionais do prêmio, promovida pela Coordinfância nacional.

A competição é realizada dentro de dois grupos etários de alunos: alunos de 4º e 5º ano e alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Em cada grupo, as crianças e adolescentes podem ser inscritos em cinco categorias: conto; poesia; música; desenho; e curta-metragem. Os trabalhos submetidos podem ser realizados por mais de um aluno - são aceitos grupos de 2 a 5 integrantes, a depender da categoria.

Vencedores - No grupo de alunos mais novos - do 4º e 5º anos do ensino fundamental - os vencedores são de estados variados. Na categoria "conto", venceu um trabalho do município de Boqueirão do Leão, no Rio Grande do Sul. Dentro da categoria curta-metragem, saiu vencedor trabalho do município de Andrada, em Minas Gerais. Já o melhor desenho veio de Pinhais, no Paraná, e a melhor peça de música de Atibaia, em São Paulo. Na categoria "poesia", Quixadá, município do Ceará, é a origem do melhor trabalho do país.

Entre os alunos do 6° e 7º anos do ensino fundamental, o município de Taiobeiras, em Minas Gerais, aparece com vencedores em duas categorias: curta-metragem e poesia. União dos Palmares, em Alagoas, conta com ganhadores em duas categorias - conto e desenho. Já a melhor música foi composta em Aracati, no Ceará.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital