Fujiwara Banner 1 Outubro
Banner 01 - Anuário 2019
Banner 01 - Promo Circulação -  Outubro 2019 - proteção
Banner 01 - Ansell
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner 01 - Marluvas - Dezembro
Banner 1 - UniSafety - 3
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Desafios da SST no Brasil nos próximos anos foi tema de palestra no TST
Data: 02/03/2018 / Fonte: Fundacentro

Os "Desafios da Segurança e Saúde do Trabalhador no Brasil" foi tema de palestra apresentada pelo Pesquisador da Fundacentro, Gilmar da Cunha Trivelato.

O debate teve como objetivo reforçar a necessidade de sugerir prioridades e alternativas de atuação para a Justiça do Trabalho de forma a contribuir para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças relacionadas ao trabalho.

Na apresentação, Gilmar faz uma reflexão sobre o real objetivo do Direito do Trabalho de assegurar que ao empregador não seja concedido o direito da imposição, e que nenhum trabalhador seja obrigado a aceitar condições de trabalho que não estejam devidamente esclarecidas.

O pesquisador apontou os principais desafios do Brasil no que se refere à SST, especialmente na legislação que não abrange todos os trabalhadores. Outro ponto observado por Gilmar são os conflitos existentes entre órgãos governamentais, no caso o Ministério do Trabalho e Previdência Social no que se refere à aposentadoria especial.
Para o especialista que coordena o Programa de Pós-Graduação da Fundacentro, as normas regulamentadoras estão desatualizadas e fragmentadas e chamou a atenção para a contratação precária envolvendo a "pejotização" e contratos informais.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os principais desafios do setor estão voltados para a deterioração das relações de emprego, mudanças demográficas na força de trabalho, riscos emergentes e necessidade de abordagens preventivas, necessidade de construir pontes entre a prevenção e a reparação de danos, sistemas governamentais de SST sustentáveis e engajamento e governança global.

O tema foi debatido no Tribunal Superior do Trabalho, dia 22 de fevereiro, durante a realização da 1a. reunião do Grupo de Gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), coordenado pela Ministra Maria Helena Mallmann.

O evento contou com a participação do Ministro Ives Gandra Martins, Presidente do TST, que fez discurso de reconhecimento e apoio ao programa.

Além de Gilmar Trivelato participou da palestra, Márcia Bandini, professora da Unicamp e Presidente da Anamt sobre o tema "Agravos à saúde relacionados ao trabalho: cenários e perspectivas".

Nas discussões que se seguiram, coordenada pelo Desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, do TRT-MG, com a participação dos dois profissionais houve a inclusão de três temas aprovados pelo Grupo de Gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro: violência no trabalho; riscos das novas tecnologias e prevenção da SST na terceirização.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital