title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Promo Dezembro 2019 - Proteção
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Campanha nas redes sociais mostra a importância da prevenção de acidentes de trabalho
Data: 16/07/2019 / Fonte: Tribunal Supeior do Trabalho

João Pessoa/PB - O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB) está participando da campanha "25 motivos para prevenir acidentes de trabalho: essa história não pode se repetir", que reúne relatos de trabalhadores sobre os impactos do acidente de trabalho em suas vidas e mostra a importância da prevenção. A campanha é do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), e está sendo divulgada no Facebook.

A ação é uma iniciativa do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que na 13ª Região (PB) tem os juízes Adriano Mesquita Dantas (auxiliar da vice-presidência) e André Wilson Avellar de Aquino (titular da 5ª Vara do Trabalho de Campina Grande) como gestores regionais.

O vídeo do TRT mostra o depoimento de Joaquim Lourenço Júnior, um marinheiro (Marinha Mercante) que sofreu acidente durante uma manobra em um navio de bandeira brasileira, mas que no momento do acidente estava na Nigéria, país localizado na África Ocidental. Todo o sofrimento do trabalhador é narrado no vídeo de dois minutos, que foi produzido pela Assessoria de Comunicação Social do TRT.

Dia Nacional
A campanha, que se estenderá até o fim do mês, marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lembrado no dia 27 de julho. A data foi escolhida em 1972, em decorrência da implementação, pelo extinto Ministério do Trabalho, do serviço obrigatório de segurança em medicina do trabalho em empresas com mais de 100 empregados.

Essa história não pode se repetir
O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a necessidade da prevenção dos acidentes de trabalho, por meio de relatos reais de trabalhadores de várias partes do Brasil que sofreram esse tipo de acidente. As histórias estão sendo contadas em vídeos curtos e divulgadas nas páginas oficiais dos tribunais e do CSJT no Facebook neste mês de julho.

A série foi iniciada pelo TRT da 1ª Região (RJ), que publicou o primeiro vídeo no dia 2 de julho. Diariamente, até o dia 27 de julho, outros tribunais estão publicando os depoimentos em suas páginas oficiais.

Os posts têm a opção de compartilhamento para que os demais tribunais, outras instituições, influenciadores e internautas compartilhem a mensagem, ampliando o alcance da campanha e da mensagem de conscientização.

Acidentes
Os acidentes de trabalho ocorrem por motivos variados: falta ou uso incorreto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), negligência da empresa com o ambiente de trabalho, falta de treinamento e capacitação para realizar determinadas funções ou falta de atenção dos empregados na realização das tarefas, entre outras.

Segundo os dados de 2017 da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, mais de 549 mil pessoas se acidentaram no trabalho e registraram os acidentes por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Outras 98,7 mil pessoas também sofreram acidentes, mas as empresas não abriram a CAT. O número é 6,59% menor do que o registrado em 2016, quando ocorreram 585.626 acidentes no país.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital