title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Promo Dezembro 2019 - Proteção
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Campanha Abril Verde é lançada em Natal
Data: 15/04/2016 / Fonte: MPT/Rio Grande do Norte

Natal/RN - O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) sediou, no dia 13, o lançamento da campanha Abril Verde no estado. A iniciativa integra as atividades para marcar o mês de conscientização e combate aos acidentes e doenças do trabalho e teve a participação de técnicos em segurança do trabalho, representantes sindicais e de instituições públicas.

A procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva presidiu a mesa diretiva do evento ao lado do secretário estadual da Saúde, Ricardo Lagreca, do juiz do Trabalho Alexandre Érico e da presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mayara Acipreste.

Em sua fala, a procuradora alertou sobre os altos custos que os acidentes laborais representam para a economia do país. "Temos 6% do PIB comprometido com gastos públicos relacionados a acidentes de trabalho, que vão desde os atendimentos às vítimas no Sistema Único de Saúde (SUS) ao pagamento dos benefícios previdenciários pelo INSS", destacou.

A afirmação reforça a necessidade de o tema ser encarado como um problema amplo para a sociedade.  "Combater os acidentes de trabalho é um desafio de todo o país, pois é uma questão humana e social, de dor individual e de impacto coletivo nas finanças públicas e no desenvolvimento do país", enfatizou a procuradora.

Para o juiz Alexandre Érico, membro do comitê gestor do Programa Trabalho Seguro no estado, a prevenção é uma das principais ações no combate aos danos à saúde do trabalhador. "Temos que desenvolver medidas que evitem o problema. Daí a importância de os hospitais realizarem as notificações de acidentes de trabalho no Sistema Nacional de Agravos de Notificação Compulsória (Sinan), para que essas informações norteiem o planejamento de ações de prevenção".

O secretário de saúde Ricardo Lagreca aproveitou para alertar que também é necessário dar uma atenção maior aos trabalhadores que atuam na rede pública de saúde. "É importante que também se cuide do profissional que atua no SUS, que está constantemente exposto a riscos de acidente de trabalho", disse.

Vigilantes- Após o lançamento da campanha, os profissionais da segurança privada que integram a comissão "Vigilantes também sangram" reuniram-se com a procuradora Ileana Neiva. O grupo foi formado para combater a violência sofrida por trabalhadores do setor no estado. Segundo o grupo, apenas neste ano foram mais de 25 atentados contra vigilantes e um total de 86 nos últimos dois anos.

Nessas ocorrências, armas e coletes são tomados por assaltantes. Quando não resultam em morte, os ataques trazem danos irreparáveis à saúde física e mental, como foi o caso do vigilante Jeimyson de Azevedo, 26 anos, que ficou paraplégico após ser baleado no assalto à farmácia onde trabalhava, em 4 de abril.

Para a procuradora, trata-se de uma questão maior do que a luta pela garantia da saúde e segurança dos trabalhadores. "É preciso que a categoria cobre uma melhor regulamentação da atividade e proponha alterações normativas, com requisitos mínimos a serem adotados pelas empresas que contratam o serviço de vigilante, para proporcionar maior segurança aos trabalhadores e aos clientes", disse.

Os membros da comissão "Vigilantes também sangram" disseram concordar com a visão da procuradora e decidiram criar um fórum para debater amplamente tais proposições a serem levadas às casas legislativas e à Polícia Federal.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital