Banner 01 - Poli USP Novembro
Banner 01 -RL USP Novembro
banner 01 - Anuario 2017
Banner 01 - Promo Natal 2017
Banner 01 - Marluvas - Novembro17
Delta Plus - Diamonddv - banner 01 - novembro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P Revista Proteção Digital Banner 4
P Revista Emergência Digital Banner 5
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Aplicativo SST Fácil traz novo tema sobre proteção radiológica
Data: 07/07/2017 / Fonte: Fundacentro

O aplicativo SST Fácil incluiu um novo tema para ampliar o conhecimento de seus usuários: proteção radiológica. Para tanto, o App aborda questões como as principais legislações relacionadas a esse tema, os meios protetivos, as interações das radiações com a matéria, os efeitos biológicos da radiação, parâmetros de doses de radiação e consequências.

A radiação é uma forma de energia, emitida por uma fonte, "que se propaga de um ponto a outro no ar, vácuo ou de meios materiais, com característica dual (ondas/partículas) com ou sem carga elétrica". Ela é utilizada em atividades cotidianas, terapêuticas ou científicas. São os casos da luz, raios lasers, raios-x, micro-ondas, entre outros.

O nível de energia emitido, as características físicas, nocivas ou não aos organismos vivos, e aspectos modificadores da matéria diferenciam as radiações. Elas são classificadas em dois grupos macros: as radiações ionizantes e as não ionizantes.

As radiações ionizantes têm "capacidade de ionizar o meio que atravessa, ou seja, quando ela possui energia suficiente para arrancar um dos elétrons orbitais de átomos neutros, transformando em par de íons (raios-x, Raios Gama, Partícula Alfa)".

Nos serviços de saúde, esse tipo de radiação é utilizada em radiodiagnóstico, radioterapia e medicina nuclear. Na indústria, através da radiação gama para análise de tubulações. Em aeroportos e penitenciárias, o uso se dá por meio de scanners emissores de radiação para averiguação de pessoas e de bagagens. E até mesmo no ramo alimentício, as radiações ionizantes são utilizadas para a inibição da maturação e de microrganismos.

Para proteger os trabalhadores, as doses de radiação não devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteção de cada país. O uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs também são essenciais à proteção radiológica. Alguns EPIs utilizados nessa área são avental pumblífero, luvas pumblíferas, óculos pumblíferos, protetor pumblífero de tireoide e jaleco.

O conteúdo sobre proteção radiológica foi produzido pelos técnicos da Coordenação de Saúde no Trabalho - CST, da Fundacentro, Fernando Smecelato e Acrízio Almeida, com a orientação e supervisão educativa do chefe do Serviço de Ações Educativas, Cleiton Faria Lima.

O App SST Fácil pode ser instalado gratuitamente tanto em celulares com sistema Android quanto iOS. Acesse o Google Play ou a Apple Store para fazer o download.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
AmbLegis banner6 - 11/17
Banner 06 - Praevenir - Nov
Banner 06 - PrevenirES
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital