Promo Dezembro 2019 - Proteção
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Antes de pegar no pesado, trabalhadores aprendem sobre prevenção de acidentes em obra no Coophema
Data: 08/08/2016 / Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região

Mato Grosso - Os trabalhadores que constroem um prédio no bairro Coophema, próximo ao parque Zé Bolo Flô, reservaram um tempo antes de iniciarem as atividades para conversar sobre a importância do trabalho seguro. Atentos às imagens chocantes de acidentes do trabalho projetadas no telão, os trabalhadores assistiram a uma palestra ministrada pelo juíza do trabalho Márcia Pereira sobre a importância da prevenção aos acidentes.

Durante a palestra os trabalhadores ouviram orientações, tiraram dúvidas e descobriram quais são os seus direitos e deveres na prevenção de acidentes. As instruções são parte das ações de conscientização do programa Trabalho Seguro, que em Mato Grosso é desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin/MT) em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra23).

O setor de construção de edifícios é hoje um dos cinco maiores ramos de atividades empresarial em número de acidentes de trabalho. Os dados são do último Anuário Estatístico da Previdência Social. Somente em 2013, foram registrados no Brasil cerca de 26 mil casos deste tipo em obras prediais, com mutilações, incapacidades permanentes e mesmo morte de empregados.

É para fazer frente a realidade que o Getrin-MT, Grupo de Trabalho presidido pelo TRT de Mato Grosso, realiza palestras ministradas em canteiros de obras da região metropolitana de Cuiabá. A ação, que já entra em seu terceiro ano, visa conscientizar patrões e empregados sobre a necessidade de prevenir os acidentes.

Getrin 23
Criado em 2012, o Getrin23 tem jurisdição em Mato Grosso, vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Em 2014, o grupo intensificou sua atuação em setores que apresentam grandes índices de acidentes de trabalho, como por exemplo, a construção civil. Mais de um mil trabalhadores de canteiros de obras de Cuiabá e Várzea Grande participaram de palestras sobre trabalho seguro, enfatizando, entre outros assuntos, a importância do uso efetivo e correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Getrin 23 é presidido pelo TRT de Mato Grosso e formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas. Tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital