Banner 01 - Promo Circulação -  Janeiro 2020 - proteção
Banner 1 - PoliUSP - Janeiro 2020
Banner 1 - GRO - 2020
Banner 1 - SESI RS - 21/1 a 11/2
Banner 06 - Promo Circulação - Janeiro 2020 - proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Seminário no MPT reúne especialistas para debater adoecimento no trabalho
Data: 30/03/2016 / Fonte: MPT/Bahia

Salvador/BA - A relação entre trabalho e adoecimento foi debatida na tarde desta quarta-feira (30/03) na sede do Ministério Público do Trabalho durante o Seminário Trabalho e incapacidade no setor bancário: desafios e perspectivas.

O evento tratou de assédio moral, pressões ecessivas, esforços repetitivos sob a ótica de especialistas na área médica e do direito do trabalho. A iniciativa do MPT de debater o tema tem o objetivo de capacitar a atuação do órgão e integrar o conhecimento com outras instituições que têm atuação ligada ao tema.

O evento foi aberto pelo procurador-chefe do MPT na Bahia, Alberto Balazeiro, que destacou a importância de discutir o tema e de qualificar a atuação de procuradores. "Só com informação compartilhada, poderemos dar uma resposta efetiva à sociedade ao grande número de casos de afastamento do trabalho por adoecimento causado justamente pela atividade profissional", afirmou.

O desembargador Luiz Roberto Peixoto de Mattos Santos, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro do TST, que representou no evento a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Adna Aguiar, destacou a preocupação da Justiça do Trabalho de evitar o adoecimento. "É melhor prevenir do que indenizar. Por isso, temos tido a postura de participar de eventos para conscientizar e convencer empregadores e trabalhadores sobre a importância da prevenção", destacou.

Também presente à mesa de abertura do evento, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, salientou que a categoria que representa é a mais atingida por adoecimentos por causas psíquicas. "Precisamos reverter esse quadro, uma vez que toda a sociedade está pagando a conta pela postura de grandes empresas do setor financeiro, que vêm promovendo uma intensificação do trabalho dos bancários que tem causado um número imenso de adoecimentos e afastamentos, com custo para o INSS", salientou.

A procuradora Ana Emília Albuquerque, organizadora do seminário, abriu a sequência de palestras lembrando que o MPT na Bahia realiza projeto de âmbito nacional voltado a combater o assédio moral no setor financeiro e o embasamento teórico é fundamental para a atuação dos procuradores nessa questão. "Por isso, reunimos aqui hoje alguns dos maiores especialistas na área de medicina do trabalho com trabalhos voltados para a investigação das causas de adoecimento e afastamento do trabalho", explicou.

Em seguida, a médica e funcionária do INSS Norma Souto apresentou um resumo de sua tese de doutorado sobre a duração dos benefícios concedidos pela Previdência Social e as causas dos afastamentos. Em seguida, a também médica e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia Mônica Angelim traçou um panorama da incapacidade para o trabalho na atualidade. O evento contou ainda com um painel sobre prevenção da incapacidade prolongada e programas de retorno ao trabalho, apresentado por Andréa Garboggini (Cesat) e Elzita Brandão (servidora do TRT5).

O evento contou com a participação de servidores do MPT, procuradores e interessados no tema. Também estiveram presentes Jonatas Freitas e Eduardo Pereira, médicos perito do INSS, Roberta Brasileiro, do Cerest, Eli Mascarenhas, da Divast, Fernando Dantas, da Federação dos Bancários e Paulo Conceição, da SRTE-BA.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital