Banner Bracol 1 Novembro
Promoção - Dicionário99
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner 01 - Marluvas - Dezembro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Reconhecimento, avaliação e eliminação de riscos psicossociais foram discutidos em curso
Data: 15/10/2019 / Fonte: Fundacentro

Porto Alegre/RS - "O curso riscos psicossociais é um recorte sobre Saúde Mental e Trabalho se desenvolveu junto a um grupo de participantes de diversas formações profissionais, porém, com interface direta em Segurança e Saúde no Trabalho", frisa a docente e tecnologista da Fundacentro (Centro Estadual do Rio Grande do Sul), Maria Muccillo.

Curso realizado no espaço Mútua do Rio Grande do Sul, contou com a participação de gestores, recursos humanos, profissionais da área de segurança e saúde no trabalho e demais profissionais interessados na temática. Muccillo comenta que o enfoque apresentado com exemplos do cotidiano possibilitou a identificação de situações já observadas, ou vivenciadas pelos participantes.

"Alinhamos ao tema o seu caráter emergencial para continuar sendo estudado e trabalhado na eliminação ou controle dos agentes agressivos. Confirmando o alarmante número de suicídios que vem sendo paulatinamente do conhecimento da sociedade, só nesse grupo obtivemos o relato de três infortúnios, ocorridos esse ano, de pessoas de convívio muito próximo aos relatores", informa.

Completa que o planejamento e a execução foram cuidadosamente criando espaços de compartilhamento, estimulados pelos conteúdos e por uma abordagem que facilitou a interação ensino-aprendizagem.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem diversos fatores que podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos, tais como condições de trabalho estressantes, violência no trabalho, discriminação de gênero, exclusão social, assédios e outros. Já especialistas colocam que os riscos psicossociais provêm da organização e gestão do trabalho que desencadeiam efeitos negativos a nível psicológico, físico e social.

Diante disso, o trabalho desenvolvido pela tecnologista da Fundacentro tem como papel informar sobre os métodos de observação, levantamento e avaliação individual ou coletiva sobre a saúde do trabalhador, para prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Desde 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro. Criado pela Federal Mundial de Saúde Mental (World Federantion for Mental Health), o dia tem como intuito alertar sobre a questão da saúde mental e, sobretudo, a importância da preservação da saúde e qualidade de vida.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital