Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promo Dezembro 2019 - Proteção
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Outubro: mês de celebrar a SST nas Escolas
Data: 08/10/2015 / Fonte: Fundacentro

Dada a importância do tema, várias atividades estão sendo realizadas pela Fundacentro, com o objetivo de orientar alunos e professores da rede pública quanto à prevenção dos acidentes e a inserção do tema SST, a partir de conceitos, trabalhando com atividades relacionadas às matérias ministradas durante a formação dos alunos.

No canal da Fundacentro no Youtube, o usuário poderá assistir às oficinas realizadas pela entidade sobre o tema SST nas escolas.

CAMPO GRANDE/MS
No dia 2 de outubro foi realizada a Oficina: "Segurança e Saúde no Trabalho na Educação Básica", com o objetivo de subsidiar educadores visando à execução da Lei Federal N°12.645, de 16 de maio de 2012, que instituiu um dia dedicado à segurança e à saúde nas escolas. O evento contou com a participação de profissionais que atuam em estabelecimentos de ensino da educação básica e em órgãos públicos da área educacional.

PORTO ALEGRE/RS
Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, a Fundacentro em Porto Alegre realiza junto à Escola Barão do Rio Branco em Erechim, projeto dos alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho orientado pelo corpo de docentes envolvendo toda a escola. Também durante esses três dias, será realizado simulado de evacuação do prédio na Escola do SENAC de Tramandai.

Em todas as atividades do Projeto de Educação da Fundacentro em Porto Alegre e no interior do estado, houve a divulgação e a solicitação junto aos participantes que, junto das Associações de Pais e Mestres buscassem um espaço onde eles mesmos pudessem desenvolver algum trabalho, pois, são profissionais e estudantes dos Cursos de Especialização e Formação em SST e podem se ocupar com o tema fazendo cumprir o Decreto Lei e, com isso fomentar a criação de uma cultura em SST.

O núcleo de ensino de Séries Iniciais e 2º grau em funcionamento junto ao Presídio de Caxias do Sul fará a divulgação da data junto aos alunos detentos.

A escola do SENAC em Uruguaiana já havia adotado a data e dará continuidade este ano com palestra do coordenador do Curso de TST e pôsteres elaborados pelos alunos.

Além disso, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul marcará o dia com uma apresentação da Fundacentro em Porto Alegre, para os Coordenadores Estaduais de Educação em 08/10. Em novembro, a secretaria estará oferecendo espaço para uma apresentação mais ampla com os Centros de Referencia de Saúde, instância que atua junto à Secretaria Estadual da Saúde, momento em que haverá a possibilidade de um projeto mais dirigido.

Os projetos de Educação são conduzidos na Fundacentro do Rio Grande do Sul pela tecnologista e educadora, Maria Muccillo, com a participação dos demais tecnologistas, e do chefe, Saulo Ferreira Macalós.

RECIFE/PE
Em Pernambuco, a Fundacentro apresentou à Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco, Campanha do Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, instituído por meio da Lei nº 12.645, de 16 de maio de 2012, o qual é comemorado no dia 10 de Outubro.

Para o chefe da Fundacentro de Pernambuco (CRPE), Túlio Gadêlha, no Brasil ainda persiste a falta da cultura de prevenção e o mais caro é que a ausência do olhar preventivo impreterivelmente se desdobra em prejuízos econômicos, sociais e humanos irreparáveis, não apenas no mundo do trabalho.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes representam a maior causa de morte entre crianças de até 14 anos no Brasil. Todos os anos, aproximadamente 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas por acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, quedas, queimaduras, intoxicações, entre outras causas. Estudos ainda comprovam que mais de 90% desses acidentes poderiam ter sido evitados.

Visto a importância do tema, a Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco se dispôs a levar a campanha para as 1.049 escolas, envolvendo mais de 45 mil professores e 700 mil alunos da rede estadual. A atividade se dará através de palestras, concursos de frase e redação com foco no tema e atividades voltadas a fomentar a questão de segurança e saúde no trabalho e nas escolas.

O chefe do CRPE da Fundacentro reitera ainda que, "embora a Fundacentro não seja uma instituição de ensino, o tema educação é de interesse em comum, pois a difusão de conhecimentos passa por esse caminho e a única maneira de se construir a cultura de prevenção é através da educação de base", ressaltando a importância da parceria da Fundacentro com as Secretarias de Educação.

RIO DE JANEIRO/RJ
Local onde teve inicio o projeto piloto de implementação da SST nas escolas, a Fundacentro, TRT, MPT, Superintendência Regional do Trabalho, Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Trabalho, Faetec, Etesc, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e outros órgãos, preparam para o dia 9, o "Lançamento Nacional do Projeto SST na escola de educação básica: construindo uma cultura da prevenção", durante a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), da Fundação Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec).

Por meio de palestras e atividades educativas realizadas por estudantes do curso do Segurança do Trabalho da Faetec, o objetivo é orientar alunos dos 6º e 9º. anos do ensino fundamental das Escolas do Amanhã da Secretaria Municipal de Educação e demais alunos da Faetec sobre o tema SST nas escolas.

O evento acontece na Faetec de Santa Cruz, situada no Largo do Bodegão, 46 - bairro Santa Cruz, Rio de Janeiro, das 9h às 12h30. A entrada é franca.

SÃO PAULO/SP
Cartilha

Lançada em 2013 pela Coordenação de Educação da Fundacentro, a Cartilha: 10 de Outubro - Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas aborda, de forma lúdica, a importância em promover a segurança e saúde dos trabalhadores começando pela escola, ou tratando a temática, a partir da inserção escolar. Em uma das páginas da Cartilha é possível encontrar o jogo da "amarelinha", apresentada como "Trilha da Saúde e Segurança", onde se introduz o tema SST por meio de uma brincadeira, mas com uma mensagem pedagógica. Disponível no portal da Fundacentro, a cartilha atingiu um número de 887 downloads desde janeiro de 2015, de acordo com informações fornecidas pelo Serviço de Informática da instituição.

Para 2015, a Cartilha foi substituída. Na nova e ampliada versão, já disponível para download, a Fundacentro incluiu um novo olhar enfocando o trabalho dos professores. Jefferson Peixoto, chefe do serviço de cursos da coordenação de Educação da entidade, conta que logo após a criação da primeira edição da cartilha notaram que seria importante incluir também informações mínimas do trabalho dos professores e como se referir ao mundo deles com a inclusão de conteúdos da área.

Seminário e Exposição Fotográfica
O Seminário Integrado: Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas - Aula de hoje: Erradicação do Trabalho Infantil e Exposição Fotográfica contra o Trabalho Infantil acontecem na sede da Fundacentro em São Paulo. O Seminário será realizado no dia 14 de outubro, das 9h às 12h45, no auditório da Fundacentro, com entrada franca. O objetivo do evento é promover a reflexão e difusão de conhecimentos a respeito dos temas segurança e saúde nas escolas e erradicação do trabalho infantil, de modo a discutir uma melhor aproximação entre ambos. Estarão presentes para falar sobre escola, aluno, trabalho infantil, conceito de infância e criança, os palestrantes Maria Ephigênia de Andrade Cáceres Nogueira, Sandra Regina Cavalcante e Adir de Souza da Fundacentro do Paraná. O evento é coordenado por Jefferson Peixoto da Silva. Acompanhe no site, a abertura para preenchimento da ficha de inscrição.

De 9 a 23 de outubro, a Exposição Fotográfica contra o Trabalho Infantil, intitulada "Sonhei ser Criança", reúne 80 imagens retratando o trabalho infantil. A proposta da Exposição de acordo com o curador Sérgio Feliz é mostrar as fotos sem legendas para que cada indivíduo trace sua própria percepção quanto à temática social, mas com uma vocação didática. São fotos que vão de 1895 a 1930, quase todas feitas pelo fotógrafo e sociólogo americano, Lewis Hine sobre situações de crianças trabalhando na costa Leste americana. Sergio ressalta que os módulos são divididos em três momentos: o primeiro, uma divisão sócio-histórica e documental, a segunda, um panorama da atualidade, e a terceira, a "ressignificação" pela educação, ou seja, um novo significado às coisas, a partir da educação.

A Exposição Fotográfica contra o Trabalho Infantil fica disponível na sede da Fundacentro até o dia 23, de segunda à sexta, das 8h30 às 17h30, com entrada gratuita. Idealizada por Ronildo Barros Órfão, da área da Educação da Fundacentro, o acervo pertence ao Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Projeto Mural: interação com o público
Aos interessados em participar com contribuições na área da educação, outra proposta desenvolvida pela área de Educação da Fundacentro é a criação do Projeto Mural, com a inclusão de um mural e um painel que irão contemplar temas rotativos, porém voltados à área da educação. Com base em três eixos centrais: Educação, SST e Educação em SST, o idealizador do painel, Jefferson Peixoto da Silva, com a colaboração de Ana Carolina (estagiária) foi o de criar um espaço que promova primeiramente a comunicação interna sobre as ações realizadas pela área, como também mostrar aos alunos, profissionais e público que visitam e transitam pelo andar térreo da entidade, o que vem sendo coordenado pela Educação. "Melhorar a comunicação com o público, por meio de uma ferramenta simples que é o mural, é disseminar valores, conhecimentos e saberes da equipe de trabalho e de profissionais da área", reforça o educador. O primeiro tema será sobre pensamentos de educadores, tendo como fonte de consulta a "Coleção Educadores" que traz livros sobre grandes nomes que influenciaram a educação. Outros exemplos de conteúdo para o mural poderão contemplar indicação de filmes, livros, inserção de cartazes de cursos e eventos internos ou externos à entidade, noticias relacionadas à OIT, OMS, mas sempre correlatos à área de educação. Alguns critérios de adequação aos temas serão definidos pela Coordenação de Educação para o recebimento de sugestões. Não serão aceitos temas com conteúdo ofensivo, político, religioso e que não estejam relacionados à temática proposta. As contribuições poderão ser enviadas para: sae@fundacentro.gov.br

VITORIA/ES
O Centro Estadual do Espírito Santo - CEES, por meio do Fórum COSATE - Comissão de Saúde dos Trabalhadores da Educação, realizará atividades didáticas com alunos, debate com professores e funcionários e atividades com toda comunidade escolar, na semana 5 a 9 de outubro.

A divulgação da comemoração teve inicio em setembro, momento em que foram disponibilizados o cartaz e a cartilha da Fundacentro em alusão ao Dia 10 de outubro.

Participam da atividade, a Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo - SINDIUPES, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, Ministério Público do Espírito Santo - MPE/ES e Prefeitura Municipal da Serra - PMS.
Comentários
Egas Zandona Ceccato Denuncie este comentário
Leitores,
Fico muito feliz em ver essa grande revista sobreviver e orientar muitos profissionais até hoje.
sou familiarizado com a revista desde meus tempos de Tecnico em Segurança do Trabalho (1995 - 1998) e garanto que sempre foi de muito proveito para meu crescimento profissional, aliado a minhas experiencias profissionais
Parabens pela ação
Quero ver mais Segurança do Trabalho no Estado que resido atualmente: Fortaleza
Contem comigo caso necessitem de um ponto de apoio por aqui.
Abraço a todos
Diego Rafael Reseres França Denuncie este comentário
Bom dia.

Tem que incluir no calendário da revista proteção, eventos e curso em Manaus AM, ficaria feliz, pois temos Polo Indústria com muitos colaboradores na área SST, seria fundamental trazer esses eventos para Manaus.

Grato
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital