title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promo Dezembro 2019 - Proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Nanopartículas é abordado por pesquisadora no Congresso da ABHO
Data: 28/09/2017 / Fonte: Fundacentro

São Paulo/SP - A pesquisadora Arline Abel Arcuri, da Coordenação de Higiene do Trabalho da Fundacentro de São Paulo, em sua apresentação no Congresso da Associação Brasileira de Higiene Ocupacional (ABHO), discorre sobre nanopartículas e ressalta que a preocupação dos especialistas da área de higiene do trabalho em avaliar o perigo e reconhecer os agentes químicos, físicos e biológicos no ambiente de trabalho e a exposição do trabalhador. A partir disso, é importante realizar a caracterização do risco e, sobretudo, medidas de controle.

Arline discorre sobre as dificuldades em avaliar o perigo e as características do material, pois existe muito pouco conhecimento sobre como os nanomateriais se comportam no organismo humano. "Mundialmente se aplica menos de 5% em pesquisas relacionadas a estudos de segurança e saúde, com relação ao que é destinado em pesquisas de novos produtos de nanotecnologia", frisa Arcuri.

No entanto, a pesquisadora comenta que estudos epidemiológicos mostram a correlação significativa de exposição às nanopartículas emitidas pelos escapamentos de veículos na queima de combustível e de óleo diesel, os quais aumentam as doenças cardiorrespiratórias, ou seja, as partículas ultrafinas chamam atenção na questão da toxicidade.

Segundo Arline, existem alguns nonotubos de carbono que as toxicidades são similares às fibras de amianto. Por outro lado, os equipamentos utilizados para avaliar a exposição que medem apenas a massa, ainda não são suficientes.

A pesquisadora cita uma publicação da National Institute for Occupational Safety and Health (Niosh) de 2016. Trata-se de um novo documento técnico "Nanoparticle Emission Assessment Technique (NEAT 2.0)", o qual propõe uma avaliação mais integrada do ambiente de trabalho, inclusive com a utilização de mais de um equipamento de coleta simultâneo.

"A própria Niosh salienta que não possível avaliar com apenas um equipamento. São necessários dois tipos de coletores de amostras: um para avaliar a massa e outro tipo de filtro mais especializado que avaliará em um microscópio a caracterização da nanopartícula", informa Arline.

Completa que o "Control Banding" é uma ferramenta que pode ser utilizada como forma de estabelecer medidas de controle mínimas para que os trabalhadores não adoeçam.

Equipamento de proteção
O pesquisador Antonio Vladimir Viera, da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho da Fundacentro/SP, teve participação pontual nos três dias de evento. No dia da palestra da pesquisadora, o especialista fez algumas considerações e informa que no caso das nanopartículas é discutida a utilização do equipamento motorizado.

"No Programa de Proteção Respiratória (PPR) explana que o equipamento motorizado com capuz ou peça facial inteira deve ser utilizado com filtro mecânico P3, do contrário, diminuirá o fator de proteção atribuído. Uma peça facial inteira motorizada tem fator de proteção igual a 100, e um capuz motorizado tem fator de proteção igual a 1.000", ressalta Vladimir.

Pesquisadores no Congresso
Estiveram presentes no evento, os pesquisadores Silvia Nicolai, da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho da Fundacentro de São Paulo, Irlon da Cunha, do Setor de Riscos Físicos da Fundacentro de São Paulo. Também marcaram presença, os pesquisadores aposentados da Fundacentro, Eduardo Giampaoli e Maria Margarida Moreira Lima.

Na oportunidade, foi entregue um exemplar do livro "Fundacentro - Meio Século de Segurança e Saúde no Trabalho" a José Manuel Gana Soto, que no período de 1974 a 1985 foi gerente da Divisão de Higiene Ocupacional da instituição.

O livro também foi entregue a médica e especialista em Medicina do Trabalho, Jandira Dantas Machado. Jandira trabalhou como médica do trabalho na Fundacentro de Pernambuco, e Ana Zélia Rodrigues, técnica de segurança.

"O Congresso da ABHO reúne uma gama de especialistas e profissionais interessados em discutir e fomentar estudos e conhecimentos em prol da saúde, higiene e segurança no trabalho. A participação da Fundacentro neste evento é importante e agrega no que se refere à saúde dos trabalhadores", enaltece Jandira.

Sob o tema "Higienista Ocupacional como Agente Técnico Prevencionista da Conformidade Legal Trabalhista e Previdenciária", o último dia do 11° Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional, ocorreu no dia 23 de agosto. Neste dia, a ABHO completou 23 anos.

O Setor de Eventos (SEv) esteve com estande informando os serviços realizados pela Fundacentro e distribuindo publicações da instituição. A equipe é composta por Claudia Cecília Marchiano (chefe do setor), Larissa Arruda Marchini Dutra e Patrícia Regina da Silva.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital