Banner Bracol 1 Novembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Na Bahia, pesquisadoras debatem trabalho doméstico e adoecimento psicológico na categoria bancária
Data: 21/09/2018 / Fonte: Fundacentro

Salvador/BA - Na Fundacentro da Bahia, pesquisadoras promoveram curso e palestra sobre diferentes temas, mas com um único objetivo: promover a segurança e a saúde física e mental dos trabalhadores nos segmentos doméstico e bancário.

Nos dias 12 e 13 de setembro, as pesquisadoras, Soraya Wingester Vasconcelos e Ana Soraya Vilasboas Bomfim realizaram o curso: "Trabalho doméstico, riscos e repercussões sobre a saúde". O curso contou com a parceria do SETRE, Sindoméstico e o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS).

O objetivo do curso foi compartilhar conhecimentos sobre riscos, informar sobre as doenças relacionadas ao trabalho doméstico, além de debater temas como o cenário atual do trabalho doméstico, da importância do controle social para as políticas públicas e ações de SST voltadas para essa categoria profissional.

A atividade foi realizada com duas oficinas de trabalho, no período da manhã, no Parque São Bartolomeu, remanescente de mata atlântica, área urbana e de grande importância ambiental, histórica e religiosa. O Parque São Bartolomeu, envolve uma área de preservação ambiental da Bacia do Rio do Cobre, incluindo uma represa e cascatas. Fica localizado no subúrbio ferroviário de Salvador/BA. A atividade contou com a participação de trabalhadores e trabalhadoras dos territórios do Rio Sena, Alto do Cabrito, São João do Cabrito, Plataforma, Ilha Amarela, Valéria e Pirajá.

De acordo com as pesquisadoras, a idéia é seguir uma mesma linha de trabalho metodológica construtivista, onde o sujeito, o trabalhador é o agente transformador da sua própria realidade.

As técnicas de trabalho foram baseadas em uma discussão teórica e prática, onde as pesquisadoras realizaram de forma coletiva, trabalhos com colagens e depoimentos, para que pudessem identificar uma situação real.

No dia 15 de setembro foi a vez da médica do Trabalho e pesquisadora da Fundacentro da Bahia, Cristiane Maria Galvão Barbosa que participou do seminário "Assédio e Adoecimento Psicológico na Categoria Bancária", evento coordenado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia e que faz parte do mês de prevenção ao suicídio - o Setembro Amarelo.

No tema abordado por Cristiane, "Assédio Moral no Trabalho", foi destacada a configuração do risco, bem como as medidas de intervenção necessárias para o combate imediato e contínuo a qualquer prática de assédio moral no ambiente de trabalho, com o objetivo de coibir a degradação do ambiente laboral e consequentemente evitar danos á saúde física e mental dos trabalhadores bancários.

Além da médica da Fundacentro, participaram do evento na qualidade de palestrantes, Ana Emília Albuquerque, Procuradora do Ministério Público do Trabalho da Bahia e Suerda Fortaleza de Souza, Médica do Trabalho do CESAT, que discutiram sobre o assédio moral e suas consequências para a saúde do trabalhador.

O evento contou com grande participação do público formado por bancários ativos, aposentados, afastados do trabalho, sindicalistas de outras categorias e por profissionais da área como psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que contribuíram com questionamentos e relatos sobre o tema.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital