Banner 1 - GRO - 2020
Banner 1 - PoliUSP - Janeiro 2020
Banner 01 - Promo Circulação -  Janeiro 2020 - proteção
Banner 1 - SESI RS - 21/1 a 11/2
Banner 06 - Promo Circulação - Janeiro 2020 - proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
MPT participa de missão internacional sobre trabalho escravo
Data: 22/09/2016 / Fonte: MPT/Mato Grosso

Cuiabá/MT - O procurador do Trabalho Thiago Gurjão participou, a convite da Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre os dias 12 e 16 de setembro, nas cidades de Lima e Tumbes, no Peru, de uma série de atividades para intercâmbio de informações e experiências sobre a temática de atenção às vítimas do trabalho escravo, possibilidades de adaptação de projetos já desenvolvidos no Brasil e aprimoramento das iniciativas locais em curso.

Durante o encontro, foram realizadas visitas de campo à região de Tumbes, no noroeste do país, onde parte da programação ocorreu, para conhecimento da realidade local e troca de experiências com pessoas e instituições da rede de combate ao tráfico de pessoas. 

Além do procurador do Trabalho, que é coordenador regional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONAETE) do MPT em Mato Grosso e  assessor internacional do MPT,  integraram a comitiva brasileira o coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da OIT, Luiz Machado, o assessor especial da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Admar Fontes Junior; o oficial de Projetos da OIT, Antônio Carlos Mello, e as consultoras da OIT Patrícia Lima e Tassila Kirsten.

Segundo Gurjão, a partir do intercâmbio de experiências com as autoridades federais em Lima, restou encaminhado que o assunto será objeto de discussão no âmbito da Comissão Nacional de Luta contra o Trabalho Forçado (CNLFTC). Ainda segundo o procurador, já a partir do encontro com autoridades e instituições regionais em Tumbes, o assunto será alvo de um planejamento de atividades da rede regional de combate ao tráfico de pessoas.

Boas práticas -  Uma das principais referências para o intercâmbio de experiências entre Brasil e Peru é o Projeto Ação Integrada. Desde o surgimento da iniciativa, em 2009, mais de 700 trabalhadores egressos ou vulneráveis a essa exploração receberam elevação educacional e qualificação profissional. Os procedimentos e resultados do projeto foram detalhados durante o evento, inclusive na oficina com a Rede Regional contra o Tráfico de Pessoas de Tumbes.

O Ação Integrada é desenvolvido a partir da coordenação colegiada integrada pelo MPT-MT, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o apoio técnico e participação da OIT. A partir desse apoio da OIT e da articulação de um movimento nacional - o Movimento Ação Integrada (MAI) -, iniciativas semelhantes estão sendo desenvolvidas em outros estados, como é o caso da Bahia.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital