title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Promo Dezembro 2019 - Proteção
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
MPT participa de evento sobre segurança no trabalho
Data: 04/05/2016 / Fonte: MPT/Alagoas

Maceió/AL - Na data em que foi comemorado o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, no dia 28 de abril, o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) foi representado em evento sobre saúde e segurança no trabalho. O seminário reuniu mais de 100 pessoas, entre estudantes e profissionais de diversas áreas, no auditório do Senai, em Maceió. O evento fez parte do Projeto Abril Verde, uma campanha mundial que informa e sensibiliza a sociedade sobre a prevenção e a redução dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

Na ocasião, o órgão foi representado pelo procurador do Trabalho Rodrigo Alencar, que iniciou a palestra lembrando do acidente que vitimou um trabalhador na construção do Templo da Igreja Universal, em Maceió, há cerca de 11 anos. Mas o procurador destacou que a terceirização é um dos principais males que leva à precarização no trabalho.

"Quando há terceirização, não se sabe quem é o responsável pelos trabalhadores. Na globalização, muitas empresas pensam apenas em produzir, mas esquecem de cuidar da sua força de trabalho. E quando o trabalhador não recebe a atenção necessária, ele adquire lesões, distúrbios osteomusculares, cansaço, exaustão, fatores que contribuem para os acidentes de trabalho", disse.

Durante o evento, Alencar também apresentou a atuação do MPT e enfatizou que toda a sociedade deve estar engajada para buscar a proteção da saúde e segurança nas relações de trabalho, seja por meio da participação de sindicatos, do trabalho das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) nas empresas e da iniciativa da população para denunciar irregularidades que sejam prejudiciais ao trabalhador.

Abril Verde - O projeto Abril Verde promoveu, durante todo o mês de abril, uma programação especial pela segurança e saúde no ambiente de trabalho. A campanha também teve o objetivo de contribuir para a redução de absenteísmo - atrasos e faltas constantes ao trabalho - e estimular a produtividade.

O Movimento Abril Verde é resultado de uma parceria entre o Sesi, Senai, SRTE, TRT/AL, MPT, Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e o Grupo Prevencionistas.

Dados - O Brasil registra anualmente mais de 700 mil acidentes de trabalho, 550 mil deles com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) registrada. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2013 cerca de 271 mil trabalhadores ficaram mais de 15 dias afastados do trabalho em virtude de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Há ainda o registro de 14.800 casos de invalidez permanente e 2.800 mortes, todos relacionados a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital