Banner 01 - Promo Circulação -  Janeiro 2020 - proteção
Banner 1 - PoliUSP - Janeiro 2020
Banner 1 - SESI RS - 17 a 27 Janeiro
Banner 1 - GRO - 2020
Banner 06 - Promo Circulação - Janeiro 2020 - proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Mobilização do MPT combate a prática do assédio em bancos
Data: 21/10/2013 / Fonte: MPT

Brasília/DF - O Ministério Público do Trabalho - MPT promove desde segunda (21) até sexta-feira (25) uma série de eventos contra o assédio moral no setor bancário, com mobilizações em dez estados brasileiros.

Palestras, audiências e atos públicos fazem parte da programação, que abrange São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Amazonas, Rondônia e Rio Grande do Sul. Depressão, estresse, alcoolismo e até o suicídio são algumas das possíveis consequências do assédio.

Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) revela que um bancário tenta suicídio pelo menos uma vez por dia. A cada 20 dias, um deles se mata. Segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), o assédio moral atinge 66% dos bancários de todo o país. O levantamento ouviu 27,6 mil trabalhadores.

A ação é uma iniciativa da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) que, durante a programação, lança também a cartilha "Assédio moral em estabelecimentos bancários". A publicação divulga conceitos e exemplos que buscam esclarecer aos bancários e à sociedade em geral sobre as questões relacionadas ao assédio moral no meio ambiente de trabalho.

Programação

Os atos começaram na manhã da segunda-feira (21) em Maceió (AL), com palestra sobre assédio moral no meio ambiente de trabalho, no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho no estado (TRT-AL). Também pela manhã foi realizada uma audiência coletiva na sede do MPT-RN,  em Natal, com palestras da auditora fiscal do Trabalho Marinalva Dantas e a procuradora do Trabalho Thereza Cristina Gosdal, autora do livro Assédio Moral Interpessoal e Organizacional.

À tarde seguiram mais atos públicos na prefeitura de Campinas (SP), com a psicóloga Maria Eduarda Leme, e na sede do MPT-AM, em Manaus, onde a coordenadora regional da Coordigualdade, procuradora Fabíola Bessa Salmito Lima, palestrou sobre características do assédio moral e formas de combate. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Amazonas, superintendentes e gerentes regionais de todos os bancos na cidade foram notificados a participar.

Já nesta terça-feira (22), novos atos públicos ocorrem em Fortaleza, Curitiba, Porto Velho e Porto Alegre. O evento ocorre na capital cearense, às 14h, no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará, com representantes dos bancos, dos bancários e de entidades ligadas ao setor de saúde do trabalhador.

A mobilização em Curitiba será realizada das 14h às 18h no auditório da sede do MPT-PR, enquanto em Porto Velho, o ato será das 15 às 18 horas, na sede do MPT-RO. Em Porto Alegre, às 15h, o tema do assédio moral será abordado pelas procuradoras do Trabalho Márcia Medeiros de Farias e Bruna Iensen Desconzi.

Em Vitória, o evento "Conversa sobre Assédio Moral em Ambiente Bancário" ocorre na quinta-feira (24), na sede do MPT-ES, às 14h. No mesmo dia, às 9h30, o MPT no Rio Grande do Sul promove em Porto Alegre ato público na sede do Sindicato dos Bancários.

O último evento será em 13 de novembro, das 14h às 18h, na sede do MPT-MG, em Belo Horizonte.

Informações:
Procuradoria Geral do Trabalho
Assessoria de Comunicação
(61) 3314-8232

 

Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital