Promo Dezembro 2019 - Proteção
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Getrin6 inicia celebração do `Abril Verde` com palestra sobre sofrimento mental no trabalho
Data: 31/03/2016 / Fonte: Fundacentro

Recife/PE - A invisibilidade da conexão entre o trabalho e as doenças mentais contribuiu para a escolha do tema da palestra que o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin) promoveu na manhã desta quarta-feira (30), no auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE). Uma das maiores autoridades sobre o tema em Pernambuco, o coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas e professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Oscar Bandeira Coutinho Neto, falou sobre "Sofrimento Mental no Trabalho: os conceitos de cargas e processos de desgaste", apresentando à platéia, formada, em sua maior parte, por sindicalistas e parceiros do Getrin, situações corriqueiras de sofrimento mental no trabalho que não passam pelo olhar da clínica.

O evento desta quarta abriu a série de iniciativas que vão marcar o "abril verde", que culminará no próximo dia 28, quando se comemora o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A questão do adoecimento mental, segundo o desembargador Fábio Farias, gestor do Getrin ao lado da Juíza do Trabalho Ana Maria de Freitas, está entre as linhas de atuação definidas por gestores regionais e nacionais, principalmente em função do crescimento desse tipo de afastamento do mercado de trabalho. "Quando alguém entra em um estado depressivo ou em um surto psicótico, muito raramente se faz a relação com o trabalho", afirmou o desembargador, explicando que "a atuação do Getrin é a política educacional, por isso, a importância do debate para alterar esse quadro".

O presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), engenheiro Luiz Antônio, abriu os trabalhos à mesa, ao lado do desembargados Fábio Farias, das Juízas Ana de Freitas e Andrea Keust, do Procurador do Trabalho Leonardo Mendonça, e do técnico da Secretaria de Saúde de Olinda Admilson Ramos. "Nós temos a incumbência de levar o Trabalho Seguro - importante programa criado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 2005 - em defesa da saúde do trabalhador, em defesa de um trabalho que dê felicidade e não doença e morte ao trabalhador", ressaltou a Juíza Ana de Freitas. 

Para especialista Oscar Coutinho, em geral, as doenças de saúde não estão abertas ao mundo do trabalho, mas os distúrbios mentais, leves e graves, são ainda mais invisíveis. "Por isso, é importante ressaltar os agravos dessas doenças e da importância da prevenção à saúde do trabalhador". Imbuído deste empenho, o desembargador Fábio Farias ressaltou a necessidade de não deixar o dia 28 de abril em branco, convocando os parceiros presentes - Ministério Público do Trabalho, Correios, Advocacia Geral da União-AGU, Fundacentro e sindicatos - a se unirem nessa mobilização.

28 de abril é dia de conscientização
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. A data, então foi definida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças laborais. Nesse dia, são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que no dia 28 de abril, seja celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Getrin
Integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundacentro/PE, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro - uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que tem como gestores regionais os magistrados do TRT-PE, desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital