Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner Bracol 1 Novembro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Fundacentro de SC promove curso sobre Investigação e Análise de Acidente de Trabalho
Data: 03/04/2018 / Fonte: Fundacentro

Santa Catarina - De 23 a 24 de abril, das 09h às 13h e das 13h às 17h, a Fundacentro de Santa Catarina realizará curso sobre Investigação e Análise de Acidente de Trabalho, a ser realizado no auditório da Fundacentro, situado à Silva Jardim, nº 213, Prainha - Florianópolis/SC.

Com apoio da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Santa Catarina (CREA- SC), o curso é destinado aos profissionais de nível médio e superior com atuação na área de segurança e saúde do trabalhador, diretores sindicais com atuação em negociação coletiva, trabalhadores da de gestão e da produção e estudantes.

O objetivo é contribuir para a capacitação de profissionais da área de saúde e segurança do trabalho (SST) com relação às concepções contemporâneas de análise de acidentes. Além disso, a instituição pretende oferecer uma visão geral sobre os aspectos históricos e conceituais dos sistemas de gestão de segurança em empresas de alto risco.
Os organizadores ressaltam que o curso engloba capacitar o aluno a refletir sobre abordagens atuais de gestão de segurança e confiabilidade humana; bem como métodos de análise situada de acidentes industriais e a ampliar a compreensão sobre fatores que determinam maior ou menor vulnerabilidade do trabalho a acidentes.

Os docentes serão Leo Vinicius Maia Liberato, tecnologista da Fundacentro/SC. Leo Vinicius possui doutorado e mestrado em sociologia política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-doutorado pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), e bacharelado em engenharia química pela UFSC. Tendo como principais áreas de pesquisa: saúde e segurança do trabalhador, movimentos sociais e sociologia da juventude.

Já Eugênio Hatem Diniz, pesquisador da Fundacentro de Minas Gerais, possui doutorado em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é mestre em Engenharia de Produção/UFMG e engenheiro de segurança do trabalho pela UFMG.

Programa e observação
Durante os dois dias serão trabalhados os seguintes conteúdos: o que é trabalhar; risco, possibilidade de aprendizagem organizacional; a prevenção de acidentes de trabalho a partir da análise sistêmica e cognitiva da atividade; as concepções contemporâneas de análise de acidentes; segurança normatizada e segurança em ação; cultura de segurança; gestão de segurança baseada no retorno de experiência (REX) de situações normais; abordagem cognitiva e situada na análise de acidentes; paradoxos e contradições do direito de recusa.

É exigido do candidato um pré-requisito que compreende a leitura prévia dos seguintes textos:

DINIZ, E.P.H.; LIMA, F.P.A.; ROCHA, R.; CAMPOS, M.A. Do erro à experiência: passando pelos compromissos cognitivos: oportunidades para desenvolver a segurança e a eficiência do trabalho. 2016.

ROCHA, R.; DANIELLOU, F.; MOLLO, V. O retorno de experiência e o lugar dos espaços de discussão sobre o trabalho: uma construção possível e eficaz. Trabalho & Educação (UFMG), v. 23, p. 61-74, 2014.

ALMEIDA, Ildeberto Muniz de. Trajetória da análise de acidentes: o paradigma tradicional e os primórdios da ampliação da análise. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 10, n. 19, June 2006.

Sob coordenação técnica da servidora Leonice Lima Silva, da Fundacentro/SC, o tema será tratado de forma dialogada, com discussões de casos escritos e de filmes, e trabalhos em grupo feitos em sala.
O curso está estruturado em dois dias com 8h/aula em cada dia.

A carga horária de 16 hora/aula em sala de aula que deverá ser complementada pelos alunos com mais 60 horas de estudos do material disponibilizado, isoladamente ou em grupo, antes e após o curso.

Será apresentada a evolução conceitual da noção de acidente do trabalho, partindo da noção de fatalidade à crítica da noção de erro humano, fornecendo conceitos e métodos analíticos que permitem refletir e superar limites atuais das práticas prevencionistas.

Para participar o interessado investirá o valor de R$50,00. Dados Bancários para o depósito: Banco do Brasil - Agência 3420-7 - Conta corrente 22.839-7 ou Cecred- (085) - Agência 0106 - Conta corrente 100-7 Credcrea (em nome da ACEST - CNPJ: 79.886.032/0001-96).

Informações podem ser obtidas com a Fundacentro/SC, das 8h às 17h, pelo telefone: (47) 3212-0577 ou por e-mail: sc@fundacentro.gov.br, e com Acest pelo telefone: (48) 3028-2652, das 13h às 18h.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital