title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promo Dezembro 2019 - Proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Fórum do RJ vai propor medidas educativas para evitar uso indiscriminado de agrotóxicos
Data: 05/05/2016 / Fonte: MPT/Rio de Janeiro

Rio de Janeiro/RJ - Cerca de 50 produtores rurais da região de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, participaram, na última quarta-feira (4/5), de reunião pública sobre os riscos dos agrotóxicos para a saúde e a segurança dos trabalhadores e consumidores. O evento foi realizado pelo Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos do Rio de Janeiro, integrado pelos Ministérios Públicos do Trabalho (MPT) e Estadual (MP/RJ), além de diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

O objetivo da reunião, realizada no Ceasa de Nova Friburgo - região produtora agrícola do Estado - era sensibilizar e orientar os agricultores sobre a necessidade de cumprir as normas que regem a matéria no país. "O Fórum busca proporcionar, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, o debate das questões relacionadas aos agrotóxicos e afins, transgênicos e produtos conexos, que resulte em ações concretas de tutela à saúde do trabalhador, dos povos e comunidades locais, do consumidor e do meio-ambiente, ante os riscos causados pelo seu uso inadequado, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável", destacou a procuradora regional do Trabalho, Teresa Basteiro, durante a reunião.

No evento, os produtores rurais relataram ter consciência dos perigos causados pelo uso indiscriminado da substância e destacaram as dificuldades enfrentadas, sobretudo pelos pequenos produtores, em obter informações técnicas sobre o manejo correto. Embora já saibam fazer o descarte adequado dos galões de pesticida, segundo os agricultores, eles carecem de orientações de profissionais especializados quanto ao tipo de produto a ser utilizado e quantidade, segundo o tamanho do terreno ou a natureza da plantação. Além disso, os produtores reclamam que o consumidor exige frutos esteticamente perfeitos, sem furos ou marcas, o que é difícil de se obter sem o uso de pesticidas.

Todas as informações coletadas durante a reunião pelas autoridades presentes servirão de base para que o Fórum possa traçar estratégias de atuação e ações educativas voltadas à prevenção do uso indiscriminado de agrotóxicos. O debate também servirá para subsidiar a atuação do MPT-RJ em procedimentos promocionais em curso na Procuradoria do Trabalho no Município de Nova Friburgo. Neles, os procuradores buscam solucionar problema denunciado ao MPT-RJ sobre a inexistência no mercado de Equipamento de Proteção Individual (EPI) eficiente para aplicação de agrotóxicos, bem como seu custo elevado, o que estaria impossibilitando a aquisição pelos agricultores familiares das áreas rurais dos municípios de Teresópolis e Sumidouro.

O Fórum pretende agora realizar nova reunião pública entre os agricultores e famílias da comunidade local de Paty do Alferes, região produtora de tomates. Desde 2008, o Brasil aparece como campeão no ranking de países que mais utilizam agrotóxicos no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O MPT-RJ possui uma cartilha que orienta sobre as regras para utilização dos agrotóxicos e os problemas que o uso indiscriminado pode causar à saúde do trabalhador e dos consumidores.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital