Fujiwara Banner 1 Outubro
Banner 01 - Marluvas - Dezembro
Banner 01 - Ansell
Banner 1 - UniSafety - 3
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Dia Mundial de Prevenção às LER e DORT terá atividades de conscientização e atendimentos em praça de Natal
Data: 25/02/2019 / Fonte: MPT/Rio Grande do Norte

Natal/RN - Com o objetivo de conscientizar trabalhadores e promover a prevenção, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) participa, na manhã desta terça-feira (26), de encontro na Praça 7 de Setembro, em Natal, para conscientizar sobre a importância do combate às LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). A iniciativa, do MPT em parceria com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), UFRN, Conselho Estadual de Saúde, SINTTEL e Sindicato dos Bancários do RN, marca o Dia Mundial de Prevenção às LER e DORT, 28 de fevereiro.

No evento, técnicos do Cerest Estadual, médicos e profissionais da Vigilância em Saúde do Estado prestarão informações e esclarecerão as principais dúvidas da população sobre as LER e DORT, desmistificando a origem dos adoecimentos. A manhã de atividades também contará com atendimentos como aferição de pressão, testes de glicemia e práticas integrativas, como a auriculoterapia.

As principais causas de adoecimento por LER/DORT são organizacionais, como excesso de horas extras, tensão no ambiente de trabalho, alimentação inadequada, não ingestão de água, falta de exercícios físicos regulares e sono inadequado, as quais somadas à postura incorreta no trabalho e à inadequação do posto de trabalho de acordo com o biotipo do trabalhador, aumentam os riscos ocupacionais de costureiras, bancários, atendentes de teleatendimento e operadores de caixas de supermercado, dentre outras profissões.

"Os fatores organizacionais devem ser bem avaliados, pelas empresas, na eclosão de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, pois não basta o investimento no mobiliário, se os riscos psicossociais decorrentes da repetitividade de tarefas, de horas extras e metas de trabalho excessivas, não são diminuídos. Assim, os profissionais responsáveis pela elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho devem ficar atentos à necessidade de limitação da jornada de trabalho, rodízio de tarefas e correto balanceamento das metas de trabalho, bem como à iluminação e ao ruído no local de trabalho, que são, também, fatores estressores que prejudicam a saúde dos trabalhadores e a produtividade das empresas", alerta a procuradora do MPT-RN Ileana Neiva, titular regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT), do MPT.

Estatísticas - De acordo com estatísticas do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, no período de 2012 a 2017, foram registrados 17.839 auxílios-doença por acidente de trabalho no Rio Grande do Norte. Dentre os dez motivos mais frequentes de afastamento por acidente ou doença, os três primeiros são dorsalgias, sinovites e tenossinovites, e lesões no ombro, todos classificados como doenças osteomusculares, oriundas do esforço repetitivo no trabalho (LER/DORT).
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
banner6-promo-protecao-outubro02
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital