Promo Dezembro 2019 - Proteção
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Definido o local de realização do Congresso Portuário e Aquaviário
Data: 21/06/2016 / Fonte: Fundacentro

São Paulo/SP - Na última reunião realizada pela Comissão Executiva Nacional em junho, na sede da Fundacentro em São Paulo, ficou acertado o local para a realização do IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário: UNISANTA em Santos.

A escolha do local teve como intenção priorizar o tamanho do espaço físico, infraestrutura, acessibilidade e a previsão de quase 500 participantes no evento.

Josué Amador, chefe do Escritório de Representação da Baixada Santista e coordenador geral do Congresso foi o responsável por buscar essa parceria. Ele conta que houve toda a receptividade por parte da Unisanta em ceder o espaço e a estrutura da universidade, em especial à professora Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora, e os professores Sérgio de Moraes e Juarez Ramos da Silva.

A Assessoria de Comunicação da Fundacentro conversou com os professores da UNISANTA por telefone. Um dado interessante informado pelo professor e diretor de Pós-Graduação e Extensão, Sérgio de Moraes é que a UNISANTA foi a primeira universidade a ministrar o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, sob supervisão da Fundacentro.

Para ele, levar o Congresso Portuário e Aquaviário para dentro da universidade é envolver e integrar ainda mais a comunidade de Santos. "A Unisanta é Santos e a vinda do Congresso para cá, em parceria com a Fundacentro irá dar uma alavancada na estrutura portuária e reforçar a segurança e saúde do trabalhador e sua interfaces na operação portuária", destaca.

Já para o coordenador do curso de Pós-Graduação e do curso de Gestão de Projetos, professor Juarez Ramos da Silva, a realização do Congresso Portuário e Aquaviário nas dependências da Unisanta, caracteriza-se uma "oportunidade ímpar por se tratar de uma cidade portuária". Na opinião de Juarez, ainda que haja crise no País, o Porto de Santos possui uma grande movimentação de carga e por tal razão, cabe ao meio empresarial e acadêmico buscar soluções para os problemas decorrentes das atividades realizadas no ambiente de trabalho.

Envio de trabalhos
As inscrições para submissão e posterior apresentação de trabalhos tiveram início no dia 1º de maio deste ano e terminam em 5/8/2016, tendo como temática livre os temas: Educação do Trabalhador em SST; Organização e Relações do Trabalho; Ergonomia; Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho; Comissões de Prevenção de Acidentes (CPATP, CIPA e GSSTB); Segurança em áreas críticas na atividade portuária e aquaviária; Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; Segurança com máquinas e equipamentos; Segurança no transporte, manuseio e armazenamento de produtos perigosos; Prevenção de quedas e escorregões; Organização dos materiais de estiva a bordo dos navios; Fatores determinantes nos agravos a saúde dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores aquaviários; Transformação no ambiente portuário e aquaviário desde o início da NR 29 e NR 30; Segurança e saúde na pesca; Estudo de casos: Experiências positivas e análises de riscos e de acidentes; Prevenção de grandes acidentes e ações do PAM; Segurança e saúde do trabalhador em embarcações e unidades offshore e Segurança e saúde do trabalhador portuário nas atividades relativas às operações offshore.

Histórico e objetivos do Congresso
A cidade de Santos sediou o Congresso Portuário e Aquaviário pela primeira vez no ano de 2002.

Em sua quarta edição (o terceiro realizado em outubro de 2014 em Itajaí, Santa Catarina), o evento terá como tema central o Reconhecimento de riscos nos ambientes de trabalho portuário e aquaviário - conhecer, prevenir e controlar.

Os principais objetivos do Congresso estarão voltados para a divulgação de conhecimentos e experiências sobre Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, desenvolvidos a partir da publicação e implantação da NR-29 e NR-30 e seus anexos e debater os desdobramentos a serem adotados para dar continuidade de ações no sentido de melhorar o desenvolvimento de trabalho nesses setores.

Sob coordenação técnica de Antonio Carlos Garcia Junior, Tecnologista da Fundacentro do Espírito Santo, o Congresso conta com a parceria das entidades: DFTPA/CGFIT/DEFIT/SIT, SEP/PR, DPC/MB, Ministério dos Transportes, DSAST/ MS, ABTP, ABRATEC, FENOP, TRANSPETRO, SYNDARMA, FENAVEGA, CONTTMAF, SINDMAR, FNTTAA , FNE, FENCCOVIB, FNP, SIT, ABRATEC SYNDARMA, FENAVEGA, FNTTAA, FNP.

Próximas reuniões
As próximas reuniões para tratar de detalhes do Congresso estão previstas para acontecer em 4 de julho de 2016 por videoconferência em SP (reunião extraordinária), nos dias 17 e 18 de agosto na Unisanta (reunião das comissões Técnica e Executiva) e no dia 19 de agosto, o lançamento do Manual Técnico da NR-29, na Unisanta.

Informações, dúvidas e esclarecimentos poderão ser obtidos junto à Secretaria Geral do Evento, pelo telefone (11) 3066.6094 e no Serviço de Eventos da Fundacentro, pelo telefone (11) 3066.6116, ou pelo e-mail: congressoportaqua2016@fundacentro.gov.br
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital